Questões comentadas sobre anfíbios

Por Atualizado em 04/06/2019 8:38

01)  (Enem/2015)  Os anfíbios representam o primeiro grupo de vertebrados que, evolutivamente, conquistou o ambiente terrestre.
Apesar disso, a sobrevivência do grupo ainda permanece restrita a ambientes úmidos ou aquáticos, devido à manutenção de algumas características fisiológicas relacionadas à água.
Uma das características a que o texto se refere é a
A) a reprodução por viviparidade.
B) respiração pulmonar nos adultos.
C) regulação térmica por endotermia.
D) cobertura corporal delgada e altamente permeável.
E) locomoção por membros anteriores e posteriores desenvolvidos.

02)  (UFLA) Alguns animais apresentam, após o nascimento, forma corporal e estilo de vida diferentes dos que terá como adulto. O processo de passagem de uma fase para outra é chamado de metamorfose e aparece em alguns anfíbios, como sapos, rãs e pererecas. Marque a alternativa que apresenta tipos de alterações que ocorrem na metamorfose dos anfíbios.
A) Nadadeira → perna; pulmão → brânquia.
B) Brânquia → pulmão; coração bicavitário → coração tricavitário.
C) Coração tricavitário → coração bicavitário; nadadeira → perna.
D) Ovos sem casca → ovos com casca; brânquia → pulmão.
E) Ovos com casca → ovos sem casca; nadadeira → perna.

03) (UDESC/2014) Analise as proposições quanto às características dos anfíbios.
I. A reprodução é sexuada, com fecundação externa, e são de sexos distintos (macho e fêmea).
II. São homeotérmicos, ou seja, mantêm a temperatura corpórea praticamente constante, independente das variações térmicas do ambiente.
III. Apresentam pele lisa e glândulas mucosas, que são responsáveis pela manutenção da umidade da pele.
IV. São amniotas, pois apresentam bolsa amniótica ou âmnio que protege o embrião.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

04) (FUVEST/2014)  As briófitas, no reino vegetal, e os anfíbios, entre os vertebrados, são considerados os primeiros grupos a conquistar o ambiente terrestre. Comparando-os, é correto afirmar que,
A) nos anfíbios e nas briófitas, o sistema vascular é pouco desenvolvido; isso faz com que, nos anfíbios, a temperatura não seja controlada internamente.
B) nos anfíbios, o produto imediato da meiose são os gametas; nas briófitas, a meiose origina um indivíduo haploide que posteriormente produz os gametas.
C) nos anfíbios e nas briófitas, a fecundação ocorre em meio seco; o desenvolvimento dos embriões se dá na água.
D) nos anfíbios, a fecundação origina um indivíduo diploide e, nas briófitas, um indivíduo haploide; nos dois casos, o indivíduo formado passa por metamorfoses até tornar-se adulto.
E) nos anfíbios e nas briófitas, a absorção de água se dá pela epiderme; o transporte de água é feito por difusão, célula por célula, às demais partes do corpo.

05) (FATEC/2014.2) O animal na figura assemelha-se a um anelídeo. No entanto, trata-se de um vertebrado da classe dos anfíbios, conhecido popularmente como cecília.
É possível verificar que se trata de um vertebrado e não de um anelídeo por meio do exame da estrutura interna desse animal. Isso porque, como todo vertebrado e, ao contrário dos anelídeos, esse animal apresenta

A) crânio.
B) cerdas.
C) vasos sanguíneos.
D) sistema digestório.
E) segmentação interna.

 

06) (Cefet-MG/2017) A figura a seguir representa a metamorfose de um anfíbio, grupo de animais que apresenta duas fases de vida.

 

Como cada fase ocorre em ambientes distintos, dentre outras características, as adaptações que favorecem a obtenção de oxigênio varia nesses ambientes. Dessa forma, o número de tipos de órgãos respiratórios que cada espécime apresenta ao longo de sua vida completa é
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4

08)  (Unicamp/2018)  Os anfíbios constituem um dos grupos de animais com maior número de espécies ameaçadas de extinção. Entre outras razões, isso ocorre porque eles são suscetíveis à contaminação por substâncias nocivas e à infecção por fungos. Os anfíbios apresentam tal suscetibilidade porque têm
A) hábitos aquáticos, que os tornam suscetíveis a predadores.
B) pulmões bem desenvolvidos, que acumulam impurezas e fungos.
C) sangue frio, que diminui a atividade de enzimas hepáticas.
D) pele úmida e permeável, que possibilita a respiração cutânea.

Resolução das Questões sobre Anfíbios

01) A pele dos anfíbios é muito fina e permeável. Dessa forma, o animal se desidrata com facilidade e o ressecamento da pele também dificulta as trocas gasosas (respiração cutânea).
Resp.: D

02) Na metamorfose dos anfíbios ocorre desenvolvimento dos pulmões, que substituem as brânquias nas espécies terrestres, e  o coração passa a ter 3 cavidades, sendo 2 átrios e 1 ventrículo.
Resp.: B

03) As afirmativas II e IV estão erradas.
Os anfíbios não são animais homeotérmicos, isto é, não possuem temperatura corporal constante, controlada por mecanismos internos.
Também não possuem âmnio; são, portanto, anamniotas.
Resp.: A

04) As briófitas são vegetais destituídos de vasos condutores de seiva e dependentes da água para a reprodução. A fase dominante do ciclo de vida das briófitas é o gametófito onde, por mitoses, formam-se gametas haploides. Com a fecundação surge o zigoto, que dará origem ao indivíduo diploide (esporófito). A meiose ocorre no interior da cápsula, originando os esporos que, ao germinarem, darão origem a indivíduos haploides (gametófitos), fechando o ciclo reprodutivo.
Resp.: B

05) A presença de um crânio (subfilo Craniata) distingue as cecílias dos anelídeos (invertebrados).
Resp.: A

06) Na fase larval ocorre a respiração por meio de brânquias. Na fase adulto ocorre a respiração por meio de pulmões e pela pele.
Resp.: C

07) A elevada susceptibilidade a infecções por fungos e à contaminação por substâncias nocivas deve-se ao fato da pele dos anfíbios ser úmida e permeável.
Resp.: D


O portal VestibulandoWeb é um portal de educação dedicado à preparação para Vestibular e Enem. Contribuímos, também, com divulgação de informações sobre inscrições, Fies, Sisu, Prouni, Encceja. Criamos materiais, divulgamos provas e questões comentadas. Ajude-nos a criar e divulgar novos materiais. » APOIAR ESTA INICIATIVA


Comentários