DicasNoticias

Fuvest 2020: confira dicas para a 2ª fase

Nos dias 5 e 6 de janeiro, estudantes de todo o país irão prestar a segunda fase do Vestibular da Fuvest 2020. A prova é o processo de seleção para ingressar na Universidade de São Paulo (USP).

No domingo, primeiro dia de provas, todos candidatos devem responder a dez questões de Língua Portuguesa e elaborar uma redação. Na segunda-feira, segundo dia de provas, os candidatos respondem a doze questões de disciplinas específicas com o curso escolhido.

Confira abaixo dicas dos assuntos que podem aparecer na segunda fase da Fuvest 2020.

Publicidade

Primeiro dia da Fuvest 2020

Português

Professores apontam que praticamente 40% das questões da segunda fase de português da Fuvest são referentes ao estudo das obras literárias. E é importante ressaltar que o fato de uma obra ter aparecido na primeira fase, não significa que não será cobrada na segunda.

Questões envolvendo gêneros textuais são muito comuns na segunda fase, mesclando linguagem visual com linguagem verbal, como cartuns (tiras, charges), memes e anúncios publicitários.

Publicidade

Um outro aspecto muito comum na segunda fase da Fuvest é o uso de paráfrases das ideias do texto. “Paráfrase é uma releitura que simplesmente reafirma o que já foi dito. São questões que o vestibular faz para aferir a capacidade do candidato de encontrar informações e replicá-las de outra forma, reafirmá-la de outro modo”.

Segundo dia da Fuvest 2020

Biologia

Normalmente, os assuntos cobrados na primeira fase não aparecem na segunda. Mas é importante se atentar a alguns temas: genética, por exemplo, já foi tema de questões nas duas fases na mesma edição. Por isso, é interessante fazer uma revisão.

Alguns assuntos não apareceram na primeira fase da Fuvest 2020 e são grande aposta para a segunda fase: fisiologia vegetal (fotossíntese, condução de seiva, transpiração) e as grandes epidemias da atualidade, por exemplo, o sarampo.

Professores apontam, ainda, que fisiologia humana (sistemas circulatório, digestório, endócrino e respiratório) é um tema que raramente passa em branco e não foi cobrado na primeira fase. Além disso, evolução e aquisições evolutivas nos grandes grupos animais e vegetais também não apareceu na primeira fase e é um tema que a Fuvest cobra bastante.

Física

De acordo com professores consultados, energia é tema forte para a segunda fase da Fuvest. O tema transita por várias áreas da Física, como a Mecânica, a Termologia e a Eletricidade.

No caso da Física, assuntos cobrados na primeira fase podem aparecer na segunda. Normalmente muda o nível de desenvolvimento no assunto, pois na primeira fase o estudante tem cerca de 3 minutos para resolver a questão, enquanto na segunda tem de 10 a 12 minutos por questão.

Química

Professores apontam que alguns temas como eletroquímica, reações inorgânicas, gases e cálculo estequiométrico podem aparecer na segunda fase, pois são importantes e não foram cobrados na primeira fase da Fuvest 2020.

No entanto, é importante lembrar que os temas cobrados na primeira fase podem se repetir, como equilíbrios químicos, cálculo de pH, dissolução de soluções e reação orgânica.

Matemática

Uma aposta para a segunda fase seriam temas não abordados na primeira, como Exponenciais/Logaritmos e Trigonometria. Análise Combinatória não apareceu na primeira fase, e podem aparecer na segunda.

Temas como Geometria (plana e/ou espacial), Probabilidades e Funções apareceram na primeira fase mas tem grande chance de voltar a aparecer na segunda fase.

História

Uma aposta para a prova de História na segunda fase da Fuvest 2020 é História Contemporânea, pois foi pouco cobrado na primeira fase. Assim, temas como Guerras Mundiais, as crises do Entreguerras, Descolonização de África e Ásia e as complexas relações internacionais envolvendo EUA e China devem aparecer. Questões relacionadas à Antiguidade Clássica devem aparecer.

Geografia

Uma tendência nas questões de Geografia da segunda fase é abordar temas de forma mais contextualizada e complexa. Temas que foram abordados na primeira fase aparecem com frequência na segunda, mas temas como economia mundial e brasileira não foram cobradas na primeira, então são grande aposta para o dia 06 de janeiro.

Confira o que caiu na primeira fase da Fuvest 2020 em Geografia:

  • Questão Ambiental no Brasil e no Mundo
  • Urbanização no Brasil e no Mundo
  • As Principais Tensões Geopolíticas
  • Cartografia
  • Geomorfologia
  • Climatologia
  • Pedologia
  • Globalização
  • Os Grandes Domínios Naturais do Brasil e do Mundo
  • A Transição Demográfica mundial e brasileira.
  • Atualidades

Questões de Atualidades costumam ser cobradas na prova e vale a pena dar uma estudada sobre manifestações em Hong Kong, a questão do Iêmen e crises na América Latina. Temas como crises da Bolívia, do Chile e da Venezuela devem ser revisados para a segunda fase.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *