Biologia

Questões Discursivas sobre Fisiologia Vegetal

01) (UNIFESP/2008) A hidroponia consiste no cultivo de plantas com as raízes mergulhadas em uma solução nutritiva que circula continuamente por um sistema hidráulico. Nessa solução, além da água, existem alguns elementos químicos que são necessários para as plantas em quantidades relativamente grandes e outros que são necessários em quantidades relativamente pequenas.

a) Considerando que a planta obtém energia a partir dos produtos da fotossíntese que realiza, por que, então, é preciso uma solução nutritiva em suas raízes?
b) Cite um dos elementos, além da água, que obrigatoriamente deve estar presente nessa solução nutritiva e que as plantas necessitam em quantidade relativamente grande. Explique qual sua participação na fisiologia da planta.

02) (UFU/2005) As sementes de diversas plantas de clima temperado, como por exemplo a macieira, somente germinam após uma exposição a baixas temperaturas. Com base nestas informações, responda:
a) qual é o processo envolvido neste fenômeno e onde ocorre?
b) qual é a vantagem evolutiva deste fenômeno?

Publicidade

03) (UFJF) A invasão da terra firme pelas plantas está intimamente associada à capacidade de se promover um perfeito balanceamento de água no organismo. Esse fato envolve a presença de inúmeras adaptações, entre as quais se destacam os estômatos. Na figura abaixo que representa um esquema de um estômato, identifique os componentes numerados:

a)
1 –
2 –
3 –

Publicidade

b) Em relação à abertura dos estômatos, explique o papel desempenhado pelo íon potássio.

c) O gráfico a seguir mostra o grau de abertura dos estômatos das folhas de uma planta ao longo do dia.

Pela análise do gráfico é correto afirmar que a intensidade de fotossíntese é maior às 12 horas? Justifique sua resposta

04) (UNICAMP/2003) Um agricultor decidiu produzir flores em sua propriedade, localizada perto da cidade de Fortaleza (CE). Devido à sua proximidade com a linha do Equador, nesta cidade os dias mais longos do ano (janeiro) são de 12:30 horas de luz, e os mais curtos (julho) são de 11:30 horas de luz. O agricultor tem dúvida sobre qual flor deve cultivar: uma variedade de crisântemo, que é uma planta de dia curto e tem fotoperíodo crítico de 12:30 horas, ou uma variedade de “brinco de princesa” (Fucsia sp.), que é planta de dia longo e tem fotoperíodo crítico de 13:00 horas.

a) Qual espécie o agricultor deveria escolher? Justifique.
b) Com relação à floração, o que aconteceria com a espécie de dia curto (crisântemo) se fosse dado um período de 15 minutos de luz artificial no meio da noite (“flash de luz”)? Explique.

05) (UFES/2004) Em várias ocasiões, ao amanhecer, podemos observar, em muitas espécies de plantas, gotículas de água nas margens de suas folhas. Sabe-se que essas gotículas não são provenientes do orvalho ou da chuva.

Responda as questões que se seguem:
a) Qual o fenômeno que promove o surgimento dessas gotículas?
b) Qual o mecanismo fisiológico responsável por esse fenômeno?
c) Qual o nome do mecanismo fisiológico responsável pelo transporte de água em plantas lenhosas de grande porte?
d) Espécies de plantas típicas de ambientes áridos desenvolvem órgãos bem adaptados a essas condições hídricas. Cite 3 (três) características anatômicas observadas em plantas xerófitas.
e) Rizomas, tubérculos e colmos são exemplos de que órgão vegetal?

Gabarito das Questões Discursivas sobre Fisiologia Vegetal

01) a) A planta é um ser autótrofo, isto é, sintetiza os compostos orgânicos necessários a partir de água, nutrientes minerais e dióxido de carbono.
b) Nitrogênio (N) – absorvido sob forma de nitratos e utilizado na síntese de proteínas, ácidos nucléicos e clorofilas.

02) a) Vernalização. Baixas temperaturas provocam a quebra da dormência das sementes.
b) A germinação da semente somente ocorre quando as condições ambientais forem favoráveis.

03) a) 1 – células anexas; 2 – ostíolo; 3 – células-guardas
b) O aumento da concentração do íon potássio no interior das células-guardas provoca um aumento da pressão osmótica dessas células, o que provoca um fluxo de água, das células anexas para as células-guardas, o que aumenta o turgor das últimas, ocasionando a abertura do poro estomático.
c) Não, pois, às 12 horas, devido ao excesso de transpiração, os estômatos encontram-se com menor abertura que em outras horas do dia. Com a redução da abertura do poro estomático, há uma redução no fluxo de CO2, que resulta numa menor intensidade fotossintética.

04) a) O agricultor deveria escolher a variedade de crisântemo, pois, trata-se de planta que irá florescer quando submetida a exposições inferiores a 12:30 horas de luz/dia. No caso do brinco de princesa, a floração só ocorreria se a planta fosse submetida a mais de 13:00 horas de luz/dia.
b) A planta não floresceria, pois, o controle da floração depende da existência de períodos contínuos de escuridão.

05) a) Gutação
b) Pressão positiva de raiz.
c) Teoria da tensão-coesão-transpiração (teoria de Dixon).
d) – Estômatos em cavidades;
– Cutícula bem desenvolvida;
– Desenvolvimento de parênquima aqüífero
e) Caule

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *