História

Questões sobre a 2ª Guerra Mundial

01) (Unesp 2018) Analise o trecho da letra do samba “Brasil pandeiro”, de Assis Valente, composto em 1940.

Chegou a hora dessa
gente bronzeada
mostrar seu valor!
[…]
eu quero ver
Tio Sam tocar pandeiro
Para o mundo sambar
O Tio Sam está querendo
conhecer a nossa batucada
anda dizendo
que o molho da baiana
melhorou seu prato
Vai entrar no cuscuz
acarajé e abará
Na Casa Branca
já dançou a batucada
[…]

(Assis Valente. “Brasil Pandeiro”, 1940. Apud Antonio Pedro Tota. O imperialismo sedutor, 2000.)

Publicidade

Esse samba pode ser considerado um exemplo
a) da falta de criatividade da cultura brasileira, quando comparada com padrões e ritmos musicais da tradição cultural popular norte-americana.
b) da aproximação cultural entre Brasil e Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial e no âmbito da chamada política da boa vizinhança.
c) do esforço de divulgação da música brasileira no exterior durante o Estado Novo e em conformidade com a política varguista de rejeição a produtos culturais estrangeiros.
d) da difusão da música brasileira no exterior, após o sucesso mundial da Bossa Nova e em meio ao esforço norte-americano de afastar a ameaça comunista da América.
e) do reconhecimento internacional da importância cultural do Brasil no conjunto do Ocidente, no contexto da bipolaridade estratégica da Guerra Fria.

02) (PUC-SP/2018) Observe o gráfico e assinale a alternativa que apresenta uma interpretação CORRETA dos dados.

Publicidade

a) Os países vencedores tiveram menos perdas humanas.
b) O número de mortes civis foi maior entre os perdedores do que entre os vencedores.
c) Em todos os países, houve perdas militares maiores do que entre os civis.
d) Em vários países, as perdas humanas foram apenas civis.

03) (Puccamp 2018) A Segunda Guerra Mundial foi polarizada por dois grandes blocos de países, que, no início do conflito, sofreram algumas modificações em sua composição. Um importante país, em termos geopolíticos, que oscilou em sua posição no início dessa guerra, foi

a) a Argentina, cujo governo era simpatizante declarado do Eixo mas que, por pressão norte-americana, foi obrigado a declarar-se favorável aos Aliados e enviar tropas em colaboração.
b) a Espanha, que apoiou oficialmente os Aliados até a decisão de Franco de combater os comunistas e, por conseguinte, unir-se ao Eixo.
c) o Japão, simpatizante dos Aliados que, no entanto, após ser atacado por tropas russas, aliou-se aos países do Eixo.
d) a Itália, que de início era resistente aos planos de expansão nazista, mas decidiu apoiar esse projeto político ao ser atacada por Inglaterra e França.
e) a URSS, que mantinha um pacto de não agressão com a Alemanha, mas, diante da invasão alemã sem declaração de guerra, rompeu o acordo e combateu ao lado dos Estados Unidos e demais aliados.

04) (Puccamp 2018) Durante a Segunda Guerra Mundial, a URSS encontrava-se em plena “era stalinista”. Essa era

a) decaiu em termos de poder político ao serem denunciados, pelos Estados Unidos, os “crimes de Stalin”, em 1956, revelando as atrocidades decorrentes da coletivização forçada, numa operação denominada Cortina de Ferro, que tinha por objetivo conter o avanço comunista.
b) sobreviveu à Guerra Fria, consolidando um modelo de socialismo e culto à personalidade que se disseminou por diversos países por meio do Pacto de Varsóvia e desgastou-se somente no fim dos anos 1990, com a adoção da Perestroika.
c) manteve-se com grande base de apoio popular até os anos 1980, por ter levado a URSS a um salto de crescimento econômico por meio da indústria de bens de consumo duráveis, que transformou esse país na segunda potência socialista mundial, atrás somente da China.
d) perdurou até a morte do líder Joseph Stalin, em 1953, sendo caracterizada por um governo marcado por forte autoritarismo, rígido planejamento econômico e centralização do poder pelo Partido Comunista.
e) esfacelou-se com a desintegração da URSS, após sua derrota na Guerra da Coréia, momento em que os países do Leste Europeu dominados por Stalin passaram a reivindicar novamente sua condição de repúblicas autônomas e democráticas.

05) (Espcex (Aman) 2017) Entre 1939 e 1945, o mundo foi abalado pela Segunda Guerra Mundial. O Brasil, inicialmente, adotou uma posição de neutralidade, porém, em 1941, acordos internacionais começaram a ser feitos, para apoiar os aliados.

Sobre a participação brasileira na Guerra é correto afirmar que
a) o governo brasileiro era totalmente favorável a acordos com os aliados desde o início do conflito.
b) os alemães afundaram navios brasileiros no final de 1941.
c) a FEB participou da Campanha da Itália, como parte do 5º Exército Norte Americano.
d) a Alemanha declara guerra ao Brasil em 1941.
e) no Dia D, por ocasião do desembarque, o Brasil sofreu grandes perdas.

Gabarito das Questões sobre a 2ª Guerra Mundial

01) A música mostra um esforço pela associação entre a cultura americana e a cultura brasileira. Tal esforço fez parte da chamada Política da Boa Vizinhança, adotada pelos EUA para com a América Latina nas décadas de 1950 e 1960.
Resp.: B

02) Através de uma simples leitura do gráfico, ao analisar o tamanho da marcação em cinza claro, fica evidente que, na maioria dos países envolvidos na Guerra, houve grande número de mortes de civis. Em alguns países, inclusive, como a Indonésia e a Grécia, morreram apenas civis.
Resp.: D

03) O Pacto de Não-Agressão Mútua, assinado em 1939, logo após o início da Guerra, previa o não ataque direto entre Alemanha e URSS, além da posterior divisão da Polônia. Quando Hitler invadiu a URSS, em 1943, houve a quebra desse Pacto, o que possibilitou uma contraofensiva soviética.
Resp.: E

04) O governo de Stálin, desde o seu estabelecimento, foi uma Ditadura. Nela, a rigidez contra os opositores, o cerceamento civil e a opressão aos Países não russos da URSS sempre foram marcas registradas.
Resp.: D

05) O Brasil participou efetivamente da Segunda Guerra após 1941. Nossos pracinhas, enviados pela Força Expedicionária Brasileira, foram para o front de batalha, lutando ativamente na Itália.
Resp.: C

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *