Biologia

Questões sobre Divisão Celular

01) (UniFacig/2024 – Medicina) Durante uma aula de mitose em células animais, o professor mostrou duas figuras, ilustrando duas fases desta etapa. Na primeira, observou-se que alguns microtúbulos das fibras polares se uniram aos cinetócoros, formando as fibras cromossômicas (fibras do cinetócoro), como também a formação da placa equatorial; na segunda figura, pôde-se observar que os cromossomos sofreram descondensação; o envelope nuclear e o nucléolo estavam reorganizados. A partir destas informações, é correto afirmar que a primeira e a segunda figuras mostram as seguintes fases da mitose, respectivamente:
A) Anáfase e prófase.
B) Prófase e metáfase.
C) Metáfase e telófase.
D) Metáfase e anáfase.

02) (UEPG/2016) Sobre os processos envolvidos nas etapas de divisão celular, assinale o que for correto.
01. Nos seres eucariotos e sexuados ocorrem dois tipos de divisão celular: mitose, que forma células com o mesmo número de cromossomos e com informações genéticas idênticas à célula-mãe; e meiose, que reduz o número de cromossomos à metade (haploide).
02. A célula permanece em interfase na maior parte do tempo, período em que os cromossomos permanecem em um intenso grau de compactação e com baixa atividade das organelas.
04. Na fase de prófase da meiose I, o crossing-over permite trocas de pedaços entre os cromossomos homólogos, fazendo surgir novas combinações genéticas.
08. Na primeira etapa da meiose, os cromossomos homólogos se separam durante a anáfase I.

03) (Unichristus/2017) Uma determinada espécie de animal possui célula 2n = 6 cromossomos. Qual alternativa apresenta a ilustração de uma célula dessa espécie na metáfase da segunda divisão por meiose?

Publicidade

04) (Enem/2016) O Brasil possui um grande número de espécies distintas entre animais, vegetais e microrganismos envoltos em uma imensa complexidade e distribuídas em uma grande variedade de ecossistemas.
SANDES. A. R. R.; BLASI. G. Biodiversidade e diversidade química e genética. Disponível em:https://novastecnologias.com.br. Acesso em: 22 set. 2015 (adaptado).

O incremento da variabilidade ocorre em razão da permuta genética, a qual propicia a troca de segmentos entre cromátides não irmãs na meiose.

Publicidade

Essa troca de segmentos é determinante na
A) produção de indivíduos mais férteis.
B) transmissão de novas características adquiridas.
C) recombinação genética na formação dos gametas.
D) ocorrência de mutações somáticas nos descendentes.
E) variação do número de cromossomos característico da espécie.

05) (UECE/2016) Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as células cancerosas multiplicam-se de maneira descontrolada, mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta, invadindo-o. Geralmente, elas têm capacidade para formar novos vasos sanguíneos que as nutrirão e manterão as atividades de crescimento descontrolado. O acúmulo dessas células forma os tumores malignos. Dependendo do tipo da célula do tumor, alguns dão metástases mais rápidas e mais precocemente, outros o fazem bem lentamente ou até não o fazem.
Fonte: https://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home.
O processo de multiplicação dessas células se dá por
A) mitose.
B) metástase.
C) meiose.
D) disseminação

06) (UFPA/2016) O gráfico a seguir representa variações na quantidade de DNA ao longo do ciclo de vida de uma célula. (X = unidade arbitrária de DNA por célula). Sobre esse ciclo vital de uma célula, representado no gráfico, é correto afirmar:

A) A interfase está representada pela fase 3.
B) As fases 1, 2 e 3 representam os períodos G1, S e G2, que resumem todo o ciclo vital de uma célula.
C) As fases 1, 2 e 3 representam o período em que a célula se encontra em interfase, e as fases 4, 5, 6 e 7 subsequentes são características da célula em divisão mitótica, quando, ao final, ocorre redução à metade da quantidade de DNA na célula.
D) A célula representada é diploide: seu DNA foi duplicado no período S da interfase (fase 2) e, posteriormente, passou pelas duas fases da meiose, originando células-filhas com metade da quantidade de DNA (fase 7, células haploides).
E) A fase 3 é caracterizada por um período em que não há variação na quantidade de DNA na célula, portanto essa fase representa uma célula durante os períodos da mitose: prófase, metáfase e anáfase

07)(Colégio Naval/2015) No nosso corpo ocorrem dois tipos de divisão celular: a mitose, nas células do corpo em geral, e a meiose, nas células germinativas. Com relação à mitose e à meiose no corpo humano, é correto afirmar que
A) na mitose, a partir de células iniciais com 46 cromossomos, formam-se células com a metade do número de cromossomos.
B) a mitose é a divisão celular que forma os espermatozoides e os óvulos.
C) na meiose, a partir de células iniciais com 46 cromossomos, formam-se células com 23 cromossomos.
D) a meiose é a divisão celular que permite o crescimento dos organismos e a substituição das células que envelhecem e morrem.
E) tanto na mitose quanto na meiose ocorre perda de cromossomos durante a divisão celular

08) (Unisa/2015)

A figura ilustra a mitose de uma célula
A) vegetal; 2n = 4
B) animal, n = 4
C) animal, 2n = 4
D) animal, 2n = 2
E) vegetal, 2n = 2

09) (IFSP/2013) Após uma aula sobre divisão celular, em células eucariontes, o professor projeta a imagem de uma célula que representa uma das etapas estudadas, e pergunta a seus alunos qual fase e divisão celular estão sendo representadas.

Observe a imagem da representação projetada e assinale, das alternativas abaixo, qual a resposta correta para a questão proposta pelo professor

A) Metáfase da Mitose.
B) Anáfase da Mitose.
C) Anáfase I da Meiose.
D) Metáfase II da Meiose.
E) Anáfase II da Meiose.

10) (Famerp/2021) Analise o gráfico, que ilustra a variação na quantidade de DNA que ocorre no núcleo de uma célula germinativa.

Suponha que, no tempo inicial, essa célula receba a substância colchicina, que se liga aos microtúbulos, prejudicando a sua formação. Por causa desse efeito, é muito provável que essa célula consiga atingir o período indicado por
A) 4, no máximo.
B) 5.
C) 2, no máximo.
D) 3, no máximo.
E) 1, no máximo.

11) (Unichristus/2018) Considere a seguinte célula.

Com relação às células que irão surgir da divisão de I, II e III, pode-se afirmar que as de
A) I e II serão haploides.
B) I e III serão diploides.
C) II e III serão haploides.
D) II e III serão diploides.
E) I e III serão haploides.

Gabarito das Questões sobre Divisão Celular

01) A primeira fase corresponde à metáfase, que se caracteriza pela presença de cromossomos muito espiralizados, situados no equador da célula. Nesta fase, cada cromossomo recebe 2 fibras; uma de cada extremidade.
A fase seguinte, citada no enunciado, é a telófase, que se caracteriza pelo reaparecimento do nucléolo e da cariomembrana.
Resp.: C

02) Apenas o item 02 está incorreto. Na intérfase os cromossomos encontram-se muito descompactados, na forma de finos fios no nucleoplasma; as organelas encontram-se em elevada atividade.
Resp.: 13

03) Na metáfase II os cromossomos encontram-se duplicados e alinhados na placa equatorial, como mostrado na figura indicada pela alternativa C.
Resp.: C

04) A permuta gênica corresponde à troca de partes entre cromátides homólogas, o que possibilita a essas cromátides novas combinações de alelos. Na meiose II, quando ocorrer segregação das cromátides, as células filhas apresentarão diferentes combinações gênicas.
Resp.: C

05) O processo de formação dos tumores ocorre por mitoses sucessivas, originando células geneticamente idênticas entre si e com a mesma quantidade de cromossomos.
Resp.: A

06) A) Falsa. A intérfase vai de 1 até o início da fase 3 (quando a célula está em G2).
B) Falsa. Somente o início da fase 3 é integrante da intérfase; além disso, a intérfase não compreende todo o ciclo celular.
C) Falsa. O gráfico mostra uma célula em meiose (ao final da divisão, as células filhas possuem a metade da quantidade de DNA da célula mãe).
D) Correta.
E) Falsa. A célula encontra-se em meiose
Resp.: D

07) A meiose é um processo de divisão celular reducional, isto é, as células filhas apresentam a metade da quantidade de cromossomos da célula-mãe.
Resp.: C

08) O esquema mostra uma célula animal (não há parede celular; não há cloroplastídeos; há centríolos…, características de célula animal), com um par de cromossomos em anáfase.
Resp.: D

09) A figura mostra cromossomos duplicados migrando para os polos da célula, o que caracteriza a anáfase I da meiose.
Resp.: C

10) A colchicina irá inibir a formação das fibras do fuso, impedindo a ocorrência da fase conhecida como anáfase, em que os cromossomos migram para os polos da célula. Dessa forma, a divisão celular prosseguirá até a fase de metáfase, indicada por 3 no gráfico.
Resp.: D

11) Em I tem-se a anáfase I da meiose (migração de cromossomos duplos para os polos da célula); logo, as células que irão surgir dessa divisão serão haploides.
Em II tem-se a anáfase II da meiose (migração de cromossomos simples, sem pares de homólogos) para os polos da célula; as células-filhas resultantes dessa divisão são haploides.
Em III tem-se uma anáfase mitótica, que resultará em células-filhas diploides.
Resp.: A

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *