EnccejaNoticias

Encceja 2020 tem prova de reaplicação marcada para este mês

As pessoas que fizeram a solicitação de reaplicação das provas da última edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) precisam ficar atentas na próxima semana. Acontece que as provas de reaplicação do Encceja já estão marcadas. Os dias das provas serão as seguintes datas: 13 e 14 de outubro de 2021.

A reaplicação das provas do Encceja já aconteceu em edições anteriores do exame. Vale ressaltar que somente as pessoas que fizeram as provas do Encceja em locais que foram afetados por problemas logísticos ou aquelas que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas que estão previstas no edital, como o novo coronavírus por exemplo, na véspera da prova ou no dia exato do exame podem participar da reaplicação.

Além disso, outro requisito importante para fazer a prova de reaplicação do Encceja é ter feito o pedido dentro do prazo estabelecido.

Publicidade

Portanto, mesmo que a pessoa tenha passado pelas questões que foram indicadas logo acima em relação à logística do local de prova ou sintomas de enfermidade, se ela não fez o pedido de reaplicação, isso significa que ela não terá o direito de fazer uma nova prova nos próximos dias 13 e 14 deste mês de outubro.

A reaplicação da prova do Encceja vai acontecer exatamente no mesmo dia em que for aplicado o Encceja PPL, que é uma edição específica da prova para as pessoas que cumprem medidas socioeducativas. Ou seja, estes também farão as provas nos dias 13 e 14 de outubro de 2021.

Publicidade

Prova de Reaplicação do Encceja

Assim como acontece em outros exames que são aplicados pelo Governo Federal, no Encceja, as provas de reaplicação também são diferentes das avaliações que foram aplicadas anteriormente.

No entanto, os assuntos que são cobrados na prova, bem como a estrutura do exame, continuam da mesma forma. Apenas as perguntas são alteradas. Afinal, o gabarito das provas que foram anteriormente aplicadas já foi, inclusive, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ao todo, são 120 questões na prova do Encceja. Então, veja logo abaixo como é a estrutura das provas referentes a cada etapa de ensino:

Ensino Fundamental

  • Prova 1 – Ciências Naturais
  • Prova 2 – Matemática
  • Prova 3 – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Prova de Redação
  • Prova 4 – História e Geografia

Ensino Médio

  • Prova 1 – Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Prova 2 – Matemática e suas Tecnologias
  • Prova 3 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Prova 4 – Ciências Humanas e suas Tecnologias

Diferentemente da prova regular, que acontece em apenas 1 (um) dia, a reaplicação do Encceja acontece em 2 (dois) dias diferentes e consecutivos. Com isso, a divisão das provas também está sujeita a sofrer alguma mudança.

Com o objetivo de auxiliar os estudantes a melhor se prepararem para fazer a prova do Encceja, o MEC disponibiliza uma série de livros com todos os conteúdos cobrados na prova separados por cada área de conhecimento.

Sobre o ENCCEJA

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) acontece anualmente desde o ano de 2002. Ou seja, no próximo ano, o exame vai completar 20 anos de existência.

As provas do Encceja são aplicadas em todo o território nacional, incluindo o Distrito Federal (DF).

O Encceja é ofertado para os estudantes que tem mais de 15 anos de idade e que não concluíram o Ensino Fundamental, assim como para os maiores de 18 anos de idade que não concluíram o Ensino Médio na idade equivalente.

Para ser aprovado na prova do Encceja, o estudante precisa tirar uma nota maior do que 100 (cem) pontos em cada área de conhecimento da avaliação.

Além disso, para ser aprovado no Encceja, é também necessário tirar uma nota maior do que 5 (cinco) pontos na Prova de Redação.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *