EnccejaNoticias

Encceja: Inep disponibiliza apostilas para estudo

As provas do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), edição 2023, serão aplicadas no dia 27 de agosto. E serão milhões de pessoas esperadas para fazer as provas do Encceja neste ano.

Porém, isso não significa que é o momento de parar de estudar. Pelo contrário, deve-se ter maior motivação para se preparar para as provas do Encceja nos próximos meses. É o momento, então, de focar ainda mais na rotina de estudos.

Pensando especialmente no caso destas pessoas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou uma série de apostilas gratuitas que podem ser utilizadas para os estudos por parte das pessoas que pretendem fazer a prova do Encceja nas próximas edições.

Publicidade

O Encceja é uma prova que oferece a oportunidade para milhares de pessoas conseguirem os seus certificados de Ensino Fundamental ou de Ensino Médio. Somente na última edição, um total de 1,6 milhão de pessoas tiveram as suas inscrições confirmadas no Encceja.

É válido lembrar também que o Encceja é um exame que é organizado pelo INEP, o mesmo instituto que é responsável por aplicar as provas do Enem todos os anos. Portanto, isso significa que as apostilas de estudo que o Inep oferece para os participantes do Encceja já são específicas para fazer a avaliação.

Publicidade

Encceja: Apostilas Gratuitas para Estudo

As apostilas gratuitas para estudo do Encceja podem ser obtidas diretamente no site oficial do Inep na Internet.

Dentro do site oficial do Inep, as pessoas interessadas também podem fazer as provas anteriores do Encceja para que assim tenham uma noção melhor sobre o que esperar da prova que oferece certificação do Ensino Fundamental e Médio.

Os gabaritos e os cadernos também estão no mesmo endereço eletrônico do site do Inep. Assim, é possível fazer as provas e, logo depois, conferir a quantidade de acertos que nelas foram alcançados. Afinal, tão importante quanto fazer a prova é saber qual foi o percentual de acertos e erros. É assim que se torna possível aperfeiçoar o conhecimento.

De uma forma geral, a prova do Encceja tem o costume de cobrar as seguintes áreas de conhecimento:

  • Ciências Naturais (apenas para o Ensino Fundamental)
  • Química, Física e Biologia (apenas para o Ensino Médio)
  • Matemática
  • Língua Portuguesa
  • Inglês
  • Espanhol
  • Artes
  • Educação Física
  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia

Além disso, a prova do Encceja também conta com uma prova de Redação que deve ser redigida de acordo com o tema que é apresentado pelo Inep, em um formato muito parecido com o que é cobrado na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quem pode fazer a prova do Encceja?

Toda pessoa que não tem um certificado de Ensino Fundamental ou Médio pode fazer a prova do Encceja de forma gratuita.

Além disso, para fazer as provas do Encceja, é preciso ter as seguintes idades mínimas:

  • 15 anos de idade, para quem vai fazer a prova de nível Ensino Fundamental
  • 18 anos de idade, para quem vai fazer a prova de nível Ensino Médio

Portanto, se você se encaixa nos requisitos que foram citados anteriormente e tem o interesse em obter o seu certificado de Ensino Fundamental ou Médio por meio da prova do Encceja, é só aguardar pelo próximo período de inscrições do exame.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *