Questões resolvidas sobre Angiospermas
01) (Enem/2021) Nas angiospermas, além da fertilização da oosfera, existe uma segunda fertilização que resulta num tecido triploide.
Essa segunda fertilização foi importante evolutivamente, pois viabilizou a formação de um tecido de
A) nutrição para o fruto.
B) reserva para o embrião.
C) revestimento para a semente.
D) proteção para o megagametófito.
E) vascularização para a planta jovem.
02) (Enem/2020 – PPL) A irradiação e o sucesso evolutivo das angiospermas estão associados à ação de animais que atuam na polinização de suas flores, principalmente os insetos.
Nessa relação, os insetos foram e ainda são beneficiados com alimento.
Para as angiospermas, essa coevolução foi vantajosa por
A) reduzir a ação dos herbívoros.
B) reduzir a competição interespecífica.
C) aumentar sua variabilidade genética.
D) aumentar a produção de grãos de pólen.
E) aumentar a independência da água para reprodução.
03) (FASB/2017) As gimnospermas e as angiospermas são plantas vasculares que apresentam raiz, caule e folhas.
Uma característica comum apenas a esses dois grupos de plantas é a presença de
A) rizoide, estrutura basal de fixação e fundamental para colonização de ambientes terrestres.
B) fruto, estrutura que protege as sementes e pode auxiliar na dispersão desses grupos de plantas.
C) sementes, que fornecem proteção ao embrião e podem estar expostas ou protegidas dentro de frutos.
D) vasos condutores, formados por células especializadas que transportam água e fotoassimilados.
E) esporos, cuja germinação através de mitoses sucessivas resulta em um gametófito multicelular.
04) (UFRGS/2017) Observe a figura abaixo, que ilustra as relações evolutivas dos grupos das Gimnospermas e Angiospermas.
Adaptado de: SADAVA et al. Vida: a ciência da Biologia. Porto Alegre: Artmed, 2009. v. 2.
Com base na figura, a correspondência correta dos itens I e II, na ordem em que aparecem, é
A) folhas – cones.
B) sementes – flores.
C) frutos – embriões.
D) ovários – esporos.
E) estróbilos – grãos de pólen.
05) (Albert Einstein/2016) Um pesquisador aplicou uma solução de auxina em pistilos de uma planta e, em seguida, as flores dessa planta foram protegidas para evitar a ação de agentes polinizadores. Depois de certo tempo, obtiveram-se frutos simples, quanto à origem carpelar, porém sem sementes.
A planta em questão
A) é uma angiosperma, e o processo observado é a partenocarpia artificial, no qual a auxina promoveu o crescimento do ovário.
B) é uma angiosperma, e o processo observado é o da formação de pseudofrutos, no qual a auxina promoveu o crescimento de outras partes da flor, além do pistilo.
C) pode ser uma gimnosperma ou uma angiosperma, e o processo observado é a partenocarpia artificial, no qual a auxina promoveu o desenvolvimento do ovário.
D) pode ser uma gimnosperma ou uma angiosperma, e o processo observado é o da formação de pseudofrutos, no qual a auxina promoveu o crescimento de outras partes da flor, além do pistilo.
06) (FMP/2017) O projeto Flora do Brasil 2020 tem como objetivo fazer a divulgação de descrições, chaves de identificação e ilustrações para todas as espécies de plantas, algas e fungos conhecidos no país.
A Tabela abaixo mostra a distribuição das 46.104 espécies nativas reconhecidas até o momento.
Algas | 4.747 |
Angiospermas | 32.813 |
Briófitas | 1.526 |
Fungos | 5.711 |
Gimnospermas | 30 |
Samambaias e Licófitas | 1.277 |
Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/>. Acesso em: 23 jun. 2016.
De acordo com a Tabela, o número de espécies nativas brasileiras do reino Plantae, reconhecidas até o momento, portadoras de vasos condutores de seiva é
A) 32.813
B) 32.843
C) 34.120
D) 35.646
E) 39.831
07) (FMABC/2015) Considere os seguintes grupos de plantas: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Das características abaixo a única que é apresentada por todos esses grupos é
A) presença de tecidos condutores de seiva.
B) formação de sementes.
C) estrutura de reprodução com ovário e óvulos.
D) geração esporofítica duradoura.
E) produção de esporos por meiose.
08) (Pism – UFJF/2016) Ao caminhar pela sua cidade, um estudante do ensino médio observou as seguintes plantas:
I. Musgo
II. Samambaia
III. Pinheiro
IV. Goiabeira
V. Ipê amarelo
Após analisá-las, fez as afirmações abaixo. Assinale a opção com a alternativa CORRETA:
A) apenas uma dessas plantas não apresenta raiz, caule e folha diferenciados.
B) apenas duas dessas plantas não apresentam tecidos condutores de seiva.
C) apenas duas dessas plantas apresentam sementes.
D) apenas duas dessas plantas apresentam processos de polinização.
E) apenas uma dessas plantas apresenta fruto.
09) (UPE/2015) Um naturalista amador, interessado por plantas, poderia iniciar seus estudos com as Angiospermas, por causa de uma ampla distribuição de espécies no mundo. Algumas características permitem dividi-las em duas classes. Assim, o naturalista poderia explorar um fruto, cortando-o ao meio e procurando o número de cotilédones, dois ou um, dicotiledônea ou monocotiledônea, respectivamente. Além dessas características, outras diferenças podem ser observadas a seguir:
Características | Dicotiledônea | Monocotiledônea |
Nervação | Paralela | Reticulada |
Vasos | Círculos | Espalhados |
Raiz | Pivotante | Fasciculada |
Flor | Elementos florais geralmente com múltiplos de 4 ou 5. | Elementos florais geralmente com múltiplos de 3 |
Estão CORRETAS:
A) I e II, apenas.
B) I, apenas.
C) I, II, III e IV.
D) II, IV, apenas.
E) II, III e IV, apenas.
10) (UECE/2017) Com o objetivo de resolver o problema de erosão em sua propriedade, um fazendeiro comprou mudas de plantas indicadas por um biólogo. Essas mudas apresentam raízes fasciculadas, nervuras paralelas e flores trímeras, portanto, são representantes das
A) leguminosas.
B) samambaias.
C) cicadáceas.
D) gramíneas.
11) (Albert Einstein/2023) A figura representa de forma simplificada as fases de reprodução do milho.
(www.geochembio.com. Adaptado.)
Sobre a reprodução do milho, afirma-se que
A) os gametas apresentados são células haploides geradas por meiose no interior do saco embrionário.
B) o endosperma é triploide porque é formado pela fusão de um núcleo espermático com duas oosferas.
C) o grão de pólen é uma estrutura diploide que deve garantir o transporte de esporos no interior do tubo polínico.
D) o embrião é diploide porque é formado pela fusão de um núcleo polar com um núcleo espermático.
E) o “cabelo do milho” é uma parte do gineceu e representa um estilete que está ligado a um ovário.
Gabarito das Questões sobre Angiospermas
01) O tecido triploide que ocorre nas angiospermas é o endosperma secundário (albume), proveniente da fecundação de núcleos polares por um núcleo espermático. Esse tecido tem a função de armazenar reservas nutritivas para o embrião. Em dicotiledôneas, de um modo geral, esse tecido é absorvido pelo embrião e fica armazenado nos cotilédones (que ficam bem desenvolvidos).
Resp.: B
02) A atração de insetos para as flores favoreceu a polinização cruzada, contribuindo para uma maior diversidade genética do grupo.
Resp.: C
03) Tanto as angiospermas quanto as gimnospermas são plantas portadoras das sementes. No caso das angiospermas, as sementes encontram-se protegidas pelo fruto, enquanto nas gimnospermas são sementes nuas.
Resp.: C
04) O número I indica uma característica comum a gimnospermas e a angiospermas como, por exemplo, a semente. Já o item II mostra uma característica exclusiva das angiospermas como, por exemplo, flores e frutos.
Resp.: B
05) A ocorrência de frutos simples de origem carpelar coloca essa planta no grupo das angiospermas. No caso, ocorreu uma indução à partenocarpia (formação de frutos sem sementes) com a aplicação do hormônio auxina.
Resp.: A
06) Os grupos de plantas portadoras de vasos condutores de seiva são: pteridófitas (samambaias e licófitas) gimnospermas e angiospermas.
Resp.: C
07) Em todos os grupos de plantas citados ocorre o ciclo de vida com alternância de gerações, com meiose espórica.
Resp.: E
08) O musgo é uma planta do grupo das briófitas, que não possui raiz, caule e folhas diferenciadas (é comum o uso dos termos rizoides, cauloide e filoides para essas plantas). Todos os demais exemplos são de plantas com tais órgãos diferenciados.
Resp.: A
09) A questão aborda os dois grandes grupos de angiospermas: monocotiledôneas e dicotiledôneas.
No quadro comparativo entre os dois grupos, apenas o item I está incorreto. Nas monocotiledôneas a nervação é do tipo paralela, enquanto nas dicotiledôneas a nervação é peninérvea (ou reticulada).
Resp.: E
10) As características citadas no enunciado são típicas das monocotiledôneas como, por exemplo, as gramíneas.
Resp.: D
11) No milho, o pendão corresponde à inflorescência masculina; é lá que ocorre a produção dos grãos-de-pólen, que serão disseminados pelo vento.
Já os chamados “cabelos do milho” correspondem aos estiletes de flores, cujos ovários encontram-se inseridos no sabugo. Quando ocorre a fecundação, cada um desses ovários se desenvolve originando o grão de milho.
Resp.: E
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