Noticias

Fies e Prouni não terão vagas remanescentes para o 2º semestre de 2021

O Ministério da Educação (MEC) informou, na última sexta-feira, dia 1 de outubro de 2021, que não haverá a oferta de vagas remanescentes no 2º semestre de 2021 do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo próprio MEC, esta é uma medida que foi tomada baseada no fato de que o processo de seleção dos candidatos das vagas remanescentes foi aperfeiçoado.

Mudança na Seleção de Vagas Remanescentes

Até o ano de 2020, o processo de seleção das vagas remanescentes no Fies e no Prouni acontecia de acordo com a ordem da inscrição.

Publicidade

Desde o 1º semestre de 2021, no entanto, o processo seletivo acontece de acordo com o desempenho que o estudante atingiu na prova do Enem.

E então, esta é uma medida que levou à suspensão do preenchimento das vagas remanescentes do Fies e do Prouni neste segundo semestre de 2021.

Publicidade

De acordo com a nota oficial do MEC sobre este tema em específico: “Em decorrência de iniciativas como estas, do ponto de vista da política pública de acesso ao Ensino Superior, o Ministério da Educação avalia que, para o segundo semestre de 2021, não será eficaz realizar os processos de ocupação de vagas remanescentes do Fies e também do Prouni“.

Ainda de acordo com a nota do MEC, o principal objetivo de tal mudança foi o de deixar o processo de seleção dos candidatos mais “meritocrático, mais justo e transparente”.

Nesse sentido, o MEC foi procurado para o esclarecimento sobre se a suspensão do preenchimento das vagas remanescentes do Fies e do Prouni vale somente para o ano de 2021, e também para esclarecer qual é o número de vagas que deixarão de ser preenchidas neste momento.

Como resposta, o Ministério da Educação apenas confirmou as informações que já haviam sido liberadas anteriormente na nota oficial, segundo a qual não haverá o preenchimento das vagas remanescentes no segundo semestre deste ano.

Além disso, o MEC declarou que o número de vagas ociosas do Fies e do Prouni neste período sem seleção de vagas remanescentes ainda está sendo verificado e consolidado. Assim sendo, essa é uma informação que ainda não pode ser divulgada.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Estudante segurando o material de estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *