Quando abre as inscrições do Sisu 2022? Confira

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Enquanto dois destes programas terão as suas inscrições abertas no mês de fevereiro de 2022, o outro terá o seu período de inscrições um pouco mais tarde.

Para todos os três programas, cujas inscrições serão abertas em breve, o estudante precisa utilizar a nota que ele tirou no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso, quem fez a prova e deseja entrar na universidade por meio de algum desses programas do Governo Federal, é importante saber quais são os dias de fazer a inscrição. Afinal, se o estudante perder o prazo, isso significa que ele só terá uma nova chance de se inscrever novamente a partir do segundo semestre.

Nesse sentido, é muito importante lembrar que as universidades podem contar com vagas diferentes para os programas em cada semestre. Em resumo, uma vaga de um curso superior que está sendo ofertada no 1º semestre pode não estar disponível no segundo semestre.

Os três programas são orientados de acordo com as diretrizes do MEC. Por esse motivo, por exemplo, todas as instituições de ensino universitário, incluindo as particulares, precisam estar de acordo com a legislação do ministério para oferecer vagas aos estudantes.

Inscrições do SISU 2022

O SISU é um dos programas mais populares de acesso ao ensino superior no Brasil. Esse é um programa em que as vagas ofertadas são de universidades públicas, onde não há a cobrança de mensalidade para os estudantes.

Calendário SISU 2022

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado: 22 de fevereiro
  • Matrícula: 23 a 28 de fevereiro
  • Lista de espera: 22 a 28 de fevereiro (manifestar interesse em participar).

Inscrições ProUni 2022

O ProUni é outro programa muito popular entre os candidatos a uma vaga no ensino superior. Esse é um programa que oferece bolsas parciais e bolsas integrais para os estudantes. Nesse sentido, as bolsas podem ser de 50% e 100%.

Assim como o SISU 2022, as inscrições do ProUni 2022 também vão ser abertas no mês de fevereiro.

Calendário ProUni 2022

  • Inscrições: 22 a 25 de fevereiro
  • Resultado dos pré-selecionados:
    1ª chamada – 2 de março
    2ª chamada – 21 de março
  • Comprovação das informações da inscrição:
    1ª chamada – 3 a 14 de março
    2ª chamada – 21 a 29 de março
  • Lista de espera:
    4 e 5 de abril (manifestar interesse em participar)
    7 de abril (divulgação dos pré-selecionados em lista de espera)
    8 a 13 de abril (comprovação das informações dos pré-selecionados em lista de espera).

Inscrições Fies 2022

O FIES é um fundo de financiamento que permite que as pessoas estudem e paguem a faculdade somente depois de formadas. Esse é um programa que possibilita o pagamento posterior de uma faculdade, para o momento em que o profissional já estiver inserido no mercado de trabalho.

Diferentemente dos outros dois programas que foram citados anteriormente, as inscrições para o Fies 2022 somente serão abertas no mês de março de 2022.

Calendário do FIES 2022

  • Inscrições: 8 a 11 de março

Neste ano de 2022, o Fies está com a oferta de um total de 110.925 vagas.

  • Resultado dos pré-selecionados em chamada única: 15 de março
  • Complementação da inscrição:
    16 a 18 de março (para pré-selecionados na chamada única)
    16 de março a 28 de abril (de pré-selecionados por meio da lista de espera).

Como fazer a inscrição nos programas?

As inscrições para o SISU, ProUni e Fies devem ser feitas exclusivamente pela internet, diretamente no site do MEC.

No caso do SISU e do ProUni, a nota utilizada é da última edição do Enem. Porém, no caso do Fies, é possível usar a nota do Enem das edições de 2010 até 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.