NoticiasProuni

Medicina no Prouni: tem bolsa de estudo para este curso?

O Curso de Medicina é um dos mais concorridos nos vestibulares de todo o Brasil. Nas universidades privadas, as mensalidades do curso de Medicina também estão no topo do ranking dos cursos mais caros.

Por conta disso, para muitas pessoas, cursar Medicina acaba se tornando um objetivo totalmente fora da realidade. E neste cenário, uma bolsa de estudo como a que é oferecida pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) pode ajudar nesta situação, no sentido de flexibilizar os valores que devem ser pagos. Mas afinal, o Prouni tem bolsa de estudo para o curso de Medicina?

Com oportunidades que são abertas em todos os semestres, o Prouni, o programa que oferta bolsas de estudos do Governo Federal, é um dos mais procurados pelos estudantes que sonham em entrar na universidade.

Publicidade

O Auxílio Estudantil do Prouni é ofertado em duas modalidades.

  • Modalidade Parcial, que cobre a metade do valor da mensalidade
  • Modalidade Integral, que cobre todos os custos do curso de escolha do estudante

Os benefícios que são ofertados pelo Prouni são concedidos em parceria com instituições de ensino superior.

Publicidade

Bolsa de estudo para o curso de Medicina

Quem tem o sonho de estudar Medicina, mas não tem condições de pagar o curso, pode contar com uma bolsa de estudo do Prouni para Medicina.

O curso de Medicina também está entre os cursos que são disponibilizados no processo seletivo do Prouni.

Nesse sentido, para concorrer e ter chances reais de ser aprovado na bolsa de estudo do Prouni para Medicina, o estudante precisa tirar uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Afinal, a nota do Enem é um dos critérios do Prouni para validar a participação do estudante no programa.

Quem pode se inscrever no Prouni para fazer Medicina?

Assim como acontece nos demais cursos de graduação, para se inscrever no Prouni para o curso de Medicina, o estudante precisa tirar uma nota mínima de 450 pontos de média na prova do Enem, além de tirar uma nota maior do que zero na Prova de Redação.

Porém, nesse sentido, é válido ressaltar que, assim como já foi citado anteriormente, o curso de Medicina tem uma grande concorrência.

Principalmente por conta disso, o estudante precisa garantir uma nota alta na prova do Enem para então aumentar as suas chances de começar a estudar Medicina pelo Prouni. Isso por que a nota de corte do curso de Medicina costuma ser alta, devido à grande concorrência (número de estudantes inscritos para tentar uma vaga no curso).

Para além da prova do Enem, o estudante precisa ter estudado os 3 (três) anos do Ensino Médio em uma escola pública, ou em uma escola particular, desde que tenha recebido uma bolsa de estudo da instituição privada de ensino.

Além disso, é preciso cumprir com o requisito da renda familiar mensal, que não pode ser maior do que 3 (três) salários mínimos.

Nota de corte do Prouni para Medicina

A nota de corte do Prouni para o curso de Medicina diz respeito à nota mínima que é necessária e que deve ser alcançada na prova do Enem para conseguir ser aprovado no curso.

A nota de corte do Prouni para Medicina pode variar de acordo com o turno. E na maior parte dos casos, o turno do curso de Medicina é integral.

A nota de corte também varia de acordo com a modalidade da concorrência, que pode ser de ampla concorrência ou por cotas.

Durante os dias de seleção do Prouni, a nota de corte vai mudando. Por isso, é importante que os estudantes candidatos façam um monitoramento diário da nota de corte, para então saber se possuem chances de serem aprovados ou não.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *