FiesNoticias

FIES 2022: MEC aumenta número de vagas, saiba como fazer a inscrição

O Ministério da Educação (MEC) aumentou o número de vagas oferecidas para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para este ano de 2022.

Neste ano, o programa estudantil vai ofertar uma quantidade de mais de 110 mil vagas. Desse total, as vagas devem ser distribuídas nos 2 (dois) semestres do ano.

No primeiro semestre de 2022, o FIES vai disponibilizar um total de 66.555 vagas. Por outro lado, no segundo semestre, o total de 44.370 vagas será ofertado pelo programa. Lembrando que no ano passado, em 2021, o Governo Federal havia ofertado um total de 93 mil vagas no Fies.

Publicidade

O valor total destinado para o Fies neste ano de 2022 é de R$ 500 milhões de reais, dinheiro que tem origem no fundo garantidor que é destinado ao período de 2022 a até 2024.

O FIES é um programa que tem como principal objetivo a concessão de financiamento para os estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos, e que tenham uma boa avaliação nos processos que são conduzidos pelo MEC em relação às instituições de ensino.

Publicidade

Como fazer a inscrição no FIES 2022

Para fazer a inscrição no Fies neste ano de 2022, é preciso que o estudante tenha feito alguma das edições do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) entre os anos de 2010 a 2020. Nesse sentido, o Enem 2021 não será incluído nessa questão, uma vez que o calendário de divulgação das notas impede que o desempenho na edição mais recente da prova seja utilizado como um critério de ingresso no Fies.

Além disso, para concorrer a uma vaga do Fies, o estudante precisa ter tirado notas iguais ou acima de 450 pontos em cada área de conhecimento, além de uma nota diferente maior do que zero na Prova de Redação.

Outro critério importante de ser aqui citado é o requisito da renda familiar mensal, que tem que ser de, no máximo, 3 (três) salários mínimos por pessoa da família.

Para fazer a inscrição no Fies, seja qual for o ano, é preciso ter uma conta cadastrada no portal do governo, o que possibilita o acesso ao portal do Fies.

Antes de mais nada, é importante destacar que as inscrições para o Fies acontecem por 2 (duas) vezes a cada ano. Nesse sentido, o período de inscrições é aberto antes do início das aulas em cada semestre.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *