Noticias

Cursinho Popular de Medicina da USP: inscrições abertas

O processo seletivo do Cursinho Popular MedEnsina de 2022, que é um projeto dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), feito em parceria com o Sistema de Ensino Poliedro, está com as inscrições abertas. São 270 vagas disponíveis, e para se candidatar a uma delas, o prazo de inscrição é até o dia 18 de janeiro de 2022.

De acordo com edital do processo seletivo, podem participar da seleção apenas os alunos da rede pública de ensino ou bolsistas em escolas particulares que tenham concluído, ou que vão concluir o Ensino Médio regular neste ano. A oportunidade de participação no processo seletivo também inclui quem cursa a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, o popular EJA.

Como Fazer a Inscrição

Para participar deste processo seletivo, é preciso pagar uma taxa de inscrição. Na inscrição, é cobrada uma taxa de R$ 27 reais, um valor que contribui para que o projeto continue gratuito ao longo do ano.

Publicidade

Porém, apesar da cobrança da taxa de inscrição, todo o restante do cursinho é livre de custos por parte do estudante. Aliás, o material didático e o apoio psicológico que são fornecidos durante a preparação não cobram nenhum investimento para o estudante.

Os interessados precisam fazer a inscrição no site, ou ir pessoalmente no endereço do MedEnsina em São Paulo: Avenida Doutor Arnaldo, número 455, 1° subsolo.

Publicidade

Sobre o Cursinho Popular da Medicina da USP

O MedEnsina é um curso do tipo preparatório que oferece aulas presenciais, de segunda-feira a sexta-feira, das 18h45 às 22h45 da noite. E aos finais de semana, também são aplicados simulados e revisões para os alunos. A previsão é de que as atividades de ensino sejam iniciadas no dia 21 de fevereiro de 2022.

Se o atual cenário da pandemia impedir que as aulas do Cursinho da USP sejam na modalidade presencial, já se estuda a possibilidade de as aulas serem realizadas à distância. Ou seja, online.

Com o principal objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior, o processo seletivo do Curso MedEnsina também conta com políticas de reserva de vagas para pessoas pretas, pardas e indígenas (42,6% das vagas), para pessoas com deficiência (3,7% das vagas) e para pessoas transgêneros (3,7% das vagas).

Veja quais são as etapas do processo seletivo do MedEnsina 2022

1. Inscrição e pagamento da taxa de inscrição de R$ 27 reais (até o dia 18 de janeiro de 2022)

2. Prova de conhecimentos gerais do ensino médio, com peso de 20% na nota de classificação (de 22 a 23 de janeiro de 2022)

Se prepare com Exercícios Resolvidos de Biologia

3. Avaliação Socioeconômica: Nessa etapa, o candidato precisa preencher um questionário com informações sobre a sua renda, sua escolaridade e patrimônio. Essa etapa tem o peso de 80% na nota de classificação (de 24 de janeiro a 1 de fevereiro de 2022)

4. Entrevista presencial com os 400 primeiros classificados (de 7 a 11 de fevereiro de 2022)

5.  Banca de heteroidentificação (avaliação étnico-racial) para os candidatos que se inscreveram na modalidade de concorrência de reserva de vagas e se autodeclararam pretos e pardos (de 7 a 11 de fevereiro de 2022)

6. Os 270 primeiros classificados na entrevista serão convocados para a realização da matrícula (de 14 e 15 de fevereiro de 2022)

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *