EnccejaNoticias

Inep exonera funcionários responsáveis pelo Encceja 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) descobriu uma falha de segurança no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) e exonerou dois dos funcionários. De acordo com o órgão, o problema foi causado por servidores do próprio órgão e não é de responsabilidade da gráfica Valid Soluções S.A., que foi contratada para imprimir as provas. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2019, também serão impressas por essa gráfica.

De acordo com o Inep não houve vazamento da prova, e sim quebra de protocolo de segurança no transporte dos dados. Dessa forma, o instituto ainda avaliará se manterá a mesma prova ou se ela será refeita.

A impressão da prova, a ser feita na gráfica Valid, deveria ser feita após transporte da prova por um funcionário do Inep, e abertura da prova por uma senha a ser transportada por outro funcionário. O voo dos funcionários devem ser separados. Um leva a mídia digital, criptografada, e outro leva a senha que abre o arquivo. Essa abertura só é feita em uma sala segura, dentro da gráfica.

Publicidade

O problema, de acordo com o Ministro da Educação, é que esse segundo funcionário “esqueceu a senha”. E, quebrando o protocolo, ligou para o chefe, que resgatou o código e o repassou por telefone.

Segurança no Enem

Ainda de acordo com o Inep, o protocolo do Enem é similar, mas muito mais rígido. Neste caso, os funcionários são escoltados por policiais federais desde o momento que saem da sala segura em Brasília, e até a abertura da mídia em São Paulo.

Publicidade

Lopes afirma que esse tipo de falha não se repetiria no Enem porque, mesmo que o funcionário esquecesse a senha, os policiais impediriam a ligação telefônica proibida.

Encceja 2019

As inscrições para o Encceja 2019 estão abertas até o dia 31 de maio. Questionado sobre a aplicação da prova, o Inep disse que os detalhes ainda estão sendo analisados e a data ainda pode sofrer mudanças. Inicialmente, a previsão era de que o Encceja 2019 ocorresse em 25 de agosto.

ProUni 2019/2

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta quarta-feira, dia 22 de abril, o edital do Programa Universidade Para Todos (Prouni), edição do segundo semestre de 2019. As inscrições para o Prouni 2019/2 ocorrerão de 11 a 14 de junho.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *