Inep altera a data da prova do Encceja 2019
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alterou a data da prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. A prova do Encceja 2019, que estava prevista para ser aplicada no dia 4 de agosto, foi alterada para o dia 25 de agosto de 2019, conforme anunciado pelo órgão.
Inscrições Encceja 2019
As inscrições serão realizadas de 20 a 31 de maio de 2019, no site do Encceja. O candidato que não compareceu ao Encceja 2018 e quiser realizar a edição de 2019 deverá justificar sua ausência.
Documentos para Justificativa de Ausência Encceja 2018
Conforme informações do Inep, os documentos para justificativa de ausência serão:
- Atestado médico;
- Documento judicial;
- Certidão pública;
- Boletim de ocorrência que comprove e justifique a ausência na aplicação deste domingo.
Não será aceita declaração emitida pelo próprio participante, pais ou responsáveis.
Provas do Encceja
As provas são destinadas aos estudantes dos ensinos fundamental e médio que desejam concluir os estudos com seus desempenhos no exame. A data das provas do Encceja Nacional 2019 será, portanto, dia 25 de agosto de 2019.
No período da manhã os candidatos responderão as questões objetivas (disciplinas e áreas divididas conforme o grau de ensino – fundamental e médio), enquanto no turno da tarde farão a redação. Essa distribuição é válida para todos os participantes.
Cronograma Encceja 2019
- Inscrições: 20 a 31 de maio
- Justificativa de ausência: 15 a 24 de abril
- Provas: 25 de agosto
O Inep ainda não divulgou a previsão de data para divulgação do resultado para as provas dos ensinos fundamental e médio, assim como não divulgou o cronograma para Privados de Liberdade e Brasileiros no Exterior.
Declaração de Proficiência
Os candidatos que não conseguirem a pontuação mínima em todas as provas poderão pedir a declaração de proficiência para que as matérias com nota suficiente possam ser aproveitadas no próximo Encceja.
Quem poderá pedir a Certificação?
Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja, e que atingir, adicionalmente, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física no ensino fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias no ensino médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.
O que é o Encceja?
O Encceja é um exame de certificação de responsabilidade do Inep, destinado aos candidatos com 15 anos ou mais; que poderão solicitar a conclusão do ensino fundamental pelo Encceja; enquanto o certificado do ensino médio é para quem tem idade mínima de 18 anos e não concluiu os estudos regularmente.
O certificado do Encceja é validado pelo Ministério da Educação e torna o estudante apto para seguir com seus estudos; caso deseje, diminuindo os prejuízos da evasão escolar; além de possibilitar o acesso ao ensino superior para quem obtém a certificação para o ensino médio pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O Encceja Nacional é aplicado em todo o Brasil, mas brasileiros residentes em vários países pelo mundo podem participar do Encceja Exterior.
Há, ainda, a modalidade para quem cumpre medida socioeducativa em reclusão ou pena privativa em presídios, o Encceja Privados de Liberdade (PPL), com a oportunidade para que os reeducandos possam concluir seus estudos, enquanto cumprem suas penas e até mesmo tentar uma vaga em universidades e faculdades, auxiliando em sua ressocialização.
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.