MEC divulga material preparatório para Encceja 2019
O Ministério da Educação (MEC) divulgou um material preparatório para os inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os livros foram produzidos pelo Ministério da Educação especialmente para a avaliação. As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios. O material foi disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Livro do Estudante é uma opção de estudo para aqueles que tentarão a certificação escolar por meio do Encceja. Diferentemente dos livros didáticos tradicionais, o material ajuda a compreender melhor o que será cobrado nesse formato de exame.
- Material preparatório para o Encceja 2019
- Professores dão dicas para a prova de Matemática do Encceja 2019
Cada capítulo explica os conhecimentos que vão avaliar a competência do participante. Na sequência, ensina como desenvolver essas competências por meio de atividades. As respostas dos exercícios podem ser encontradas no fim do capítulo.
GABARITO ENEM 2023
Clique e se cadastre para receber o Gabarito do Enem 2023
Recorde de inscritos no Encceja 2019
As inscrições terminaram no final de maio e bateram o recorde de inscritos: 2.973.375 pessoas pretendem participar do exame. O número é 75% maior que em 2018, quando o exame teve 1.695.607 inscritos.
Os resultados do Encceja podem ser usados de duas formas. O participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.
O participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à declaração parcial de proficiência.