EnemNoticias

Enem 2021: prazo para se inscrever termina no domingo (26)

Os novos pedidos de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2021 começaram no último dia 14 de setembro e seguem até esta semana, próximo domingo, 26.

O site oficial do Enem 2021 fica aberto para os estudantes de baixa renda que tiveram isenção da taxa de inscrição do Enem do ano passado e não compareceram para fazer as provas de 2020.

O prazo de inscrição para novos pedidos de isenção da taxa vai até o dia 26 de setembro de 2021. Estas inscrições são válidas somente para o Enem impresso, ou seja, o estudante desta nova leva de pedidos que tiver o interesse de fazer o Enem digital não vai encontrar esta opção disponível.

Publicidade

Além disso, os estudantes isentos ausentes no Enem do ano passado também vão poder pedir, até o dia 27 de setembro de 2021, o atendimento especializado e o tratamento pelo nome social.

Como fazer a inscrição?

As novas inscrições podem ser feitas diretamente na Página do Participante do Enem 2021, sem que seja necessário justificar a ausência no Enem 2020 ou pagar a taxa de inscrição.

Publicidade

Quando vai ser a prova?

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, que é a mesma data de realização do Enem 2021 para as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) e jovens sob medida socioeducativa que também inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Por outro lado, a aplicação das provas do Enem nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 vai ser mantida para todos os participantes que já tiveram a sua respectiva inscrição confirmada no exame, de acordo com o que está previsto no edital regular.

No total, são 3.109.762 estudantes que já foram confirmados no Enem 2021, nas 2 (duas) versões do exame. A versão impressa e a versão digital. Lembrando que apesar deste dado de pouco mais de 3 milhões de estudantes representar uma informação significativa, este foi o menor número de inscrições em uma prova do Enem desde o ano de 2005.

Quem pode ficar isento?

A gratuidade do Enem são para aqueles que vierem a comprovar o direito de fazer a prova de forma gratuita, mas sem que precisem justificar a ausência na edição anterior do exame.

As pessoas que cursaram todo o Ensino Médio em uma escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa em escolas particulares tem o direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2021.

Além disso, os alunos que estão cursando a última série do ensino médio na rede pública, neste ano de 2021, também podem pedir a isenção da taxa.

Isso é válido para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser um membro de família de baixa renda. Neste caso em específico, é preciso comprovar a inscrição no sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Nome Social no Enem 2021

Os estudantes que desejam pedir o tratamento pelo nome social podem fazer esta solicitação diretamente logo depois de fazer a inscrição, na própria Página do Participante.

Para este pedido, é preciso apresentar os seguintes documentos de comprovação das condições que o motivam:

  • Foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (tais como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares)
  • Cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, que seja válido

Nesse sentido, os documentos que forem enviados pelos estudantes fora do prazo ou por outro meio que não seja a Página do Participante do Enem 2021 não serão aceitos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *