Enem

Veja como consultar a nota do Enem 2018

O ano iniciou e milhões de estudantes estão na expectativa pela divulgação das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2018. Essas notas podem decidir o futuro de muitos estudantes. As notas do Enem 2018 estão previstas para serem divulgadas no dia 18 de janeiro, conforme anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Notas do Enem 2018

Assim como ocorreu nos anos anteriores, a divulgação das notas do Enem ocorre em janeiro. As notas são acessadas exclusivamente no site oficial do Enem. Não é possível consultar as notas por telefone ou qualquer outro site.

Como são calculadas as notas do Enem 2018?

As notas do Enem são obtidas a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que se trata de um modelo estatístico que permite comparar avaliações diferentes aplicadas aos estudantes. É por isso que o Inep aplica pode aplicar mais de uma edição do Enem em um mesmo ano e classificar os estudantes utilizando estas notas, conforme ocorreu em 2017 quando tivemos três aplicações das provas do Enem, ou em 2018, quando tivemos duas aplicações do Enem. Pela TRI, um candidato pode acertar a mesma quantidade de questões que outro candidato, mas obter nota diferente, uma vez que é considerado, entre outros parâmetros, o nível de dificuldade das questões.

Publicidade

As notas do Enem 2018 são divididas em 4 áreas de conhecimento, além da redação:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Redação

De modo geral, as universidades utilizam a média simples das notas obtidas nas áreas para realizar a classificação. Sendo assim, a nota do candidato final seria a soma de todas as notas dividido por cinco. É importante ressaltar que algumas universidades ou cursos estabelecem pesos nas áreas.

Publicidade

Como consultar as notas do Enem 2018?

Para consultar a nota do Enem 2018, siga os passos indicados abaixo e veja o resultado:

  • Acesse a página oficial do Enem
  • Insira seu número de CPF
  • Digite sua senha cadastrada
  • Clique na figura solicitada
  • Finalize clicando em “Enviar”
Página do Participante para acessar as notas do Enem 2018

Esta página do participante solicita o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha cadastrados no momento da inscrição do Enem 2018. Uma vez informados, o sistema será carregado e exibirá o resultado com as notas do Enem 2018.

Com o resultado do Enem 2018 em mãos, o candidato poderá se cadastrar em diversos programas: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Ciência sem Fronteiras, Sistema de Seleção Unificada do Ensino Profissional e Tecnológico (Sisutec), entre outras. Veja no link abaixo as oportunidades a partir da utilização das notas do Enem.

Nota do Enem 2018 no Sisu 2019

As notas do Enem 2018 serão utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (SISU 2019) como critério de seleção e classificação dos candidatos. O estudante poderá utilizar a nota do Enem para se inscrever em até 2 opções de curso. As inscrições do Sisu 2019/1 serão realizadas de 22 a 25 de janeiro e o resultado do Sisu 2019/1 será divulgado no dia 28 de janeiro. Para o primeiro semestre de 2019 o Sisu 2019/1 estará ofertando mais de 235 mil vagas em 129 instituições de ensino superior. É importante que o candidato acompanhe a divulgação das notas de corte no Sisu 2019. Para isso, siga o guia de dicas para se inscrever no Sisu 2019/1.

Nota do Enem 2018 no ProUni 2019

Aqueles estudantes de baixa renda poderão utilizar as notas do Enem 2018 para se inscrever no Programa Universidade Para Todos (ProUni), edição 2019. O candidato poderá se inscrever em até 2 opções de curso para concorrer a bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%). As inscrições do ProUni 2019/1 serão realizadas de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, e o resultado do ProUni 2019/1 será divulgado no dia 04 de fevereiro.

Nota do Enem 2018 no Fies 2019

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Fies 2019 com as regras válidas para a primeira edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2019/1) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies 2019/1). Esses programas do governo foram criados como alternativa para quem não tem condição de pagar integralmente as mensalidades de um curso de graduação. Os candidatos interessados devem se inscrever entre 5 e 12 de fevereiro no FIES ou P-Fies 2019 na página do programa.

Ainda tem dúvidas sobre a nota do Enem 2018? Deixe sua dúvida nos comentários que teremos o maior prazer em respondê-la.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *