NoticiasProuni

Como usar a nota do Enem 2021 no Prouni 2022?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa de inclusão educacional criado no ano de 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), com o propósito de ajudar estudantes brasileiros que não possuem condições de pagar mensalidades de faculdades particulares. Usando o Prouni é possível ingressar no ensino superior por meio da concessão de bolsas de estudo que vão de 50% (parciais) a 100% (integrais) das mensalidades.

O período de inscrições para o ProUni 2022 será do dia 22 de fevereiro a 25 de fevereiro de 2022.

Podem fazer a inscrição no Prouni os estudantes que ainda não tenham diploma de ensino superior e que tenham feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com uma nota média de, pelo menos, 450 pontos.

Publicidade

Além disso, para entrar no ProUni, o estudante não pode ter tirado uma nota zero na Prova de Redação do Enem.

Ademais, o estudante que tem interesse em concorrer a alguma das vagas do Prouni também precisa atender a, pelo menos, um dos seguintes requisitos:

Publicidade
  • Ter cursado os 3 (três) anos do Ensino Médio em escolas da rede públicas de ensino, ou como bolsista integral em uma escola da rede particular de ensino
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública de ensino e parcialmente como bolsista integral em escola da rede privada de ensino
  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor da rede pública de ensino

Calendário do Prouni 2022

  • Inscrições: 22 a 25 de fevereiro de 2022.
  • Resultado da 1° chamada: 2 de março de 2022.
  • Comprovação das informações: 3 a 14 de março de 2022.
  • Resultado da 2° chamada: 21 de março de 2022.
  • Comprovação das informações da 2° chamada: 21 a 29 de março de 2022.
  • Inscrição na lista de espera: 4 a 5 de abril de 2022.
  • Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 7 de abril de 2022.
  • Comprovação das informações: 8 a 13 de abril de 2022.

Como funcionam as listas do Prouni

Para que o candidato saiba em qual posição da lista das universidades que escolheu ingressar, ele pode verificar diretamente no site do Prouni. A página permite que o candidato se inscreva em duas opções de faculdade ou curso, e ainda consegue ver o nome dos convocados de acordo com o edital, bem como acompanhar a lista de espera para os que não foram selecionados na 1ª chamada.

Além disso, as listas não são automáticas, logo, o candidato deve manifestar o seu interesse no curso desejado. A inclusão na lista é apenas para candidatos que participaram do processo seletivo regular do Prouni 2022 e não é aberta a novos inscritos.

Os cursos disponíveis na lista de espera estão relacionados de acordo com cada edição. Como os resultados da espera vão sendo divulgados aos poucos, conforme a disponibilidade de vagas.

O candidato deve acessar a plataforma todos os dias, até o encerramento das inscrições, para ver se foi convocado e apresentar a documentação exigida. Vale ressaltar que o MEC não envia mensagens informando sobre a pré-aprovação, portanto, o interessado deve estar atento ao cronograma disponível pelo site.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *