SiSU 2021/2: confira cronograma para se inscrever

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda feira, 3 de maio, o calendário com os prazos de inscrições da segunda edição de 2021 de seus principais programas: Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Ministério liberou também o edital com o cronograma para solicitação de isenção do Enem 2021 e justificativa de ausência no Enem 2020. Os candidatos poderão se inscrever de 17 a 28 de maio.

O Sisu é um programa gratuito que seleciona candidatos, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a vagas em cursos de graduação ofertadas pelas instituições públicas de educação superior.

Para que o estudante possa participar do SiSU 2021/2, é preciso ter feito o Enem, edição 2020, e não pode ter nota zero na redação.

Cronograma SiSU 2021/2

  • 3 a 6 de agosto: Período de inscrição
  • 10 de agosto: Resultado da chamada única
  • 11 a 16 de agosto: Período para matrícula dos selecionados em chamada única
  • 10 a 16 de agosto: Prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera
  • 18 de agosto: Disponibilização da lista de espera para as instituições de ensino participantes
  • 19 de agosto: Início da convocação por parte das instituições de ensino dos selecionados por meio da lista de espera

Onde posso usar a nota do Enem, além do Sisu?

Caso não consiga ser aprovado no programa, você pode optar por se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ambos desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Em comparação ao Sisu, o Prouni seleciona candidatos para faculdades, centros universitários ou universidades privadas com bolsas de estudo de 50% e 100%, já o Fies seleciona candidatos para faculdades privadas por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.