Enem 2021: confira edital de isenção da taxa de inscrição
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira, 3 de maio, o edital que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos para a realização da justificativa de ausência no Enem 2020 e para a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.
O estudante que deseja solicitar isenção e/ou justificar a ausência na edição anterior do exame deve acessar a Página do Participante a partir do dia 17 de maio. O prazo se encerrará em 28 de maio. O Inep lembra que a isenção no exame não garante a participação, isentos ou não, os interessados devem realizar a inscrição do Enem 2021, na data ainda a ser divulgada.
Cronograma
17 a 28/05: justificativa de ausência no Enem 2020 e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021
09/06: resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021
14 a 18/06: recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021
25/06: resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021
- MEC anuncia datas do SiSU, Fies e Prouni 2021/2
- Prouni abre inscrições para vagas remanescentes do 1º semestre de 2021
Isenção
Os participantes que o pedido de isenção não for aceito podem se inscrever normalmente para o exame, mas deverão pagar a taxa de inscrição, ainda não estipulada. No ano anterior, o valor foi de R$ 85. O valor da taxa deve ser publicado junto ao edital do Enem 2021.
Para solicitar a isenção de taxa o participante deve atender a um dos seguintes requisitos:
- Estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;
- Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
Justificativa
O candidato que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 e não compareceu nos dois dias de provas deverá justificar a ausência para solicitar a isenção desse ano.
O participante que for justificar a ausência no Enem 2020 e/ou solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021, deverá informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e sua data de nascimento.
Entre os motivos aceitos para justificar estão:
- Assalto ou furto;
- Acidente de trânsito;
- Casamento ou União Estável;
- Morte na família;
- Maternidade ou paternidade;
- Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
- Privação de liberdade;
- Internação ou repouso médico ou odontológico;
- Trabalho ou deslocamento a trabalho;
- Intercâmbio acadêmico;
- Atividade curricular.
Enem 2021
Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a edição de 2021 do Enem pode ocorrer entre novembro e dezembro deste ano. As inscrições são esperadas para junho. A previsão vem sendo feita considerando a pandemia da covid-19 que ainda vivemos. O planejamento das datas de acordo com o cronograma do Inep, responsável pela prova, foi divulgado em uma entrevista coletiva sobre o Enem digital realizada em fevereiro.
Enem 2020 tem 28 redações nota mil
O Inep, órgão responsável pelo Enem, divulgou o balanço da edição 2020. Dos mais de 2,7 milhões de candidatos que compareceram à prova, 28 tiraram a nota máxima na redação. Na edição de 2019, foram 53 notas mil na dissertação; na de 2018, 55. O tema da redação do Enem 2020 foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
Para mais informações acesse a página do Inep
Agora sua informação está no WhatsApp!
Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia! CONHECER ➔