EnemNoticias

Enem 2021: pedidos de isenção começam em 17 de maio

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, hoje (3), o cronograma dos pedidos de isenção de taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

O estudante que deseja solicitar isenção e/ou justificar a ausência na edição anterior do exame deve acessar a Página do Participante a partir do dia 17 de maio. O prazo se encerrará em 28 de maio. O Inep lembra que a isenção no exame não garante a participação, isentos ou não, os interessados devem realizar a inscrição do Enem 2021, na data ainda a ser divulgada.

Cronograma

17 a 28/05: justificativa de ausência no Enem 2020 e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021

Publicidade

09/06: resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021

14 a 18/06: recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021

Publicidade

25/06: resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021

Isenção

Os participantes que o pedido de isenção não foi aceito poderão se inscrever normalmente para o exame, mas deverão pagar a taxa de inscrição, ainda não estipulada. No ano anterior, o valor foi de R$ 85. O valor da taxa deve ser publicado junto ao edital do Enem 2021.

Para solicitar a isenção de taxa o participante deve atender a um dos seguintes requisitos:

  • Estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Justificativa

O candidato que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 e não compareceu nos dois dias de provas deverá justificar a ausência para solicitar a isenção desse ano.

O participante que for justificar a ausência no Enem 2020 e/ou solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021, deverá informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e sua data de nascimento.

Entre os motivos aceitos para justificar estão:

  • Assalto ou furto;
  • Acidente de trânsito;
  • Casamento ou União Estável;
  • Morte na família;
  • Maternidade ou paternidade;
  • Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
  • Privação de liberdade;
  • Internação ou repouso médico ou odontológico;
  • Trabalho ou deslocamento a trabalho;
  • Intercâmbio acadêmico;
  • Atividade curricular.

Enem 2021

Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a edição de 2021 do Enem pode ocorrer entre novembro e dezembro deste ano. As inscrições são esperadas para junho. A previsão vem sendo feita considerando a pandemia da covid-19 que ainda vivemos. O planejamento das datas de acordo com o cronograma do Inep, responsável pela prova, foi divulgado em uma entrevista coletiva sobre o Enem digital realizada em fevereiro.

Para mais informações confira o edital para solicitação de isenção do Enem 2021 e justificativa de ausência no Enem 2020

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *