IFSP: Últimos dias para inscrição no Vestibular 2022.1 via ENEM

Os interessados em participarem do Vestibular 2022 do 1º semestre do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) tem até sexta-feira, dia 18 de fevereiro de 2022, para fazerem a sua inscrição.

Esta é uma seleção que utiliza as notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para a classificação dos estudantes. E não haverá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos.

Em todo o estado de São Paulo, são oferecidas 5,4 mil vagas em diversos cursos de graduação, que estão distribuídos entre os 32 campus da instituição.

De acordo com informações do próprio IFSP, o processo seletivo vai usar, para fins de classificação dos candidatos, as notas que foram obtidas no Enem das edições de 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021. Mas atenção! Os candidatos não podem ter sido eliminados em nenhuma das provas, e tampouco terem tirado nota zero na Prova de Redação.

Como Fazer a Inscrição

As inscrições, que se encerram no dia 18 de fevereiro de 2022, devem ser feitas exclusivamente por meio do site oficial da instituição.

O IFSP mantém a sua política de ações afirmativas na distribuição de vagas do seu processo de seleção de estudantes. Assim sendo, 50% das vagas de cada um dos cursos estão reservadas somente para os candidatos que estudaram os 3 (três) anos do Ensino Médio integralmente em escolas públicas brasileiras. Além disso, também há a reserva de vagas para os candidatos de baixa renda, negros, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência.

O estudante que fez o ENEM em alguma edição dos últimos 5 (cinco) anos e que tem o interesse de estudar nos cursos do IFSP deverá ler o Edital n.º 498/2021 para ter maiores informações sobre o ingresso.

Vestibular 2022/1 do IFSP – Vagas Disponíveis

A maior parte das carreiras são da área de Engenharias, Cursos de Graduação Tecnológica e Licenciaturas.

O IFSP é uma instituição de ensino superior que conta com campus nas seguintes cidades: Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano e Votuporanga.  

Quando vai sair o resultado do Vestibular IFSP 2022/1?

De acordo com as informações do edital, o IFSP deve liberar o resultado preliminar das inscrições no dia 9 de março de 2022.

Os interessados, então, poderão entrar com recurso no dia seguinte. Ou seja, em 10 de março de 2022.

A divulgação do resultado definitivo, contendo a lista dos classificados e a convocação para a matrícula, está prevista para ser publicada no dia 11 de março de 2022.

Os candidatos aprovados na 1ª chamada precisam fazer as suas matrículas no site da instituição entre os dias 14 e 17 de março de 2022.

De acordo com o edital deste vestibular, logo depois da matrícula acadêmica, cada campus fica com a responsabilidade de proceder com a ocupação das eventuais Vagas Remanescentes, de forma a convocar os demais candidatos que forem sendo classificados por meio de novas chamadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.