EnccejaNoticias

Encceja 2019 ocorre no próximo domingo; confira horário das provas

Quase 3 milhões de candidatos farão as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 no próximo domingo, dia 25 de agosto. As avaliações serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) nos turnos da manhã e à tarde.

Os portões de acesso aos locais do exame ficarão abertos das 8h às 8h45min para as provas aplicadas pela manhã e, à tarde, das 14h30min às 15h15min, de acordo com o horário oficial de Brasília. Para entrar na sala, o participante deve apresentar a via original de um documento de identificação com foto.

Local das provas

O endereço do local das provas está disponível desde o dia 12 de agosto, na Página do Participante. Para conferir, os candidatos precisam fazer login no sistema usando seu CPF e senha escolhida no momento da inscrição.

Publicidade

Aplicação das provas

Os participantes realizarão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação, de acordo com o seguinte cronograma:

Ensino Fundamental

  • 9h às 13h – Ciências Naturais e Matemática
  • 15h30min às 20h30min – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia e Redação

Ensino Médio

  • 9h às 13h – Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias
  • 15h30min às 20h30min – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)

Certificação

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada para cada nível de ensino. Através dele, os candidatos podem obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

Publicidade

Para obter o certificado de Ensino Fundamental é preciso ter mais de 15 anos. Para o de Ensino Médio, mais de 18 anos. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.

Para auxiliar na preparação para o exame, o Inep oferece material de estudo gratuito aos participantes do Encceja. As apostilas para estudantes e professores e as provas e gabaritos da edição de 2017 estão disponíveis para consulta no site do Encceja.

Recorde de inscritos

Em 2019, 2.973.375 pessoas se inscreveram para o exame, que será aplicado em 611 municípios brasileiros. O número representa 75% a mais que em 2018, segundo balanço divulgado pelo Inep.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Serviço

  • O quê: Provas do Encceja 2019
  • Quando: 25 de agosto
  • Horário de entrada pela manhã: das 8h às 8h45min
  • Horário de entrada à tarde: das 14h30min às 15h15min
  • Provas: das 9h às 13h e das 15h30min às 20h30min
  • Edital do Encceja 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *