EnemNoticias

Enem 2019: veja como usar a nota do exame

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019). Em todo Brasil, mais de 4 milhões de candidatos fizeram as provas do Enem 2019, que foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado.

O exame é a maior porta de entrada para as universidades públicas e privadas do Brasil e para algumas instituições em Portugal. Com todas essas possibilidades, é importante se informar sobre as opções que a nota da prova oferece.  Confira todos os prazos e como usar sua nota do Enem para garantir uma vaga no Ensino Superior.

Enem 2019: veja como usar a nota do exame

SISU

Entre os dias 21 e 24 de janeiro, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre suas inscrições para os candidatos do Enem 2019. Por meio desse programa, as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para os mais variados cursos.  As inscrições poderão ser realizadas pelo site do programa. O resultado da primeira chamada regular será divulgado dia 28 de janeiro.  Lembrando que essas vagas são referentes ao primeiro semestre do ano. Para quem quiser ingressar em alguma instituição no meio do ano, existe uma nova seleção em junho.

Publicidade

PROUNI

As inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos)  já têm data marcada. Estudantes de todo o país poderão começar a se inscrever no dia 28 de janeiro. O prazo vai até as 23h59 de 31 de janeiro. A primeira chamada com a relação dos selecionados será divulgada no dia 4 de fevereiro. Já a  segunda chamada acontece no dia 18 de fevereiro.

FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do MEC para facilitar o ingresso de estudantes no ensino superior por meio do financiamento dos custos da universidade. Além da análise socioeconômica, outro critério para um candidato conseguir financiamento estudantil é ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010. Os estudantes não podem zerar a redação e precisam atingir uma nota mínima de 450 em cada uma das disciplinas específicas. Nesse ano, as inscrições abrem a partir do dia 5 de fevereiro e vão até o dia 20. Mais informações pelo site do programa.

Publicidade

SELEÇÃO EM FACULDADE PARTICULAR

No geral, muitas faculdades particulares têm optado por destinar uma parcela de suas vagas para alunos que não fizeram o vestibular tradicional, mas tiveram um bom desempenho no Enem. Cada instituição tem seu critério, mas algumas, inclusive, oferecem bolsas de estudos dependendo da nota do estudante.  É importante o estudante se informar sobre os requisitos para o ingresso em cada uma das faculdades de interesse.

ESTUDAR EM PORTUGAL

Atualmente, 47 instituições de Portugal permitem estudantes brasileiros utilizarem a nota do Enem como chave de acesso. Pelo convênio entre os dois países, cada universidade define qual será a nota de corte do Enem para cada um de seus cursos.  É possível conferir a relação de faculdades portuguesas que aceitam o exame pelo site do Inep. Mas atenção: os acordos não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil pelo governo brasileiro. A revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes formados em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *