Enem

Confira o espelho da Redação do Enem 2023

Os resultados das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já estão disponíveis para os participantes, juntamente com comentários sobre a avaliação dos textos dissertativos.

Além disso, os resultados dos chamados treineiros, que realizaram o exame apenas para testar seus conhecimentos, foram divulgados.

Espelho da Redação do Enem 2023

A análise pedagógica das redações permite aos participantes verificar sua pontuação em cada uma das competências avaliadas pelos corretores, seguindo criteriosamente os padrões estabelecidos pelo edital do exame. O estudante pode verificar o espelho de sua redação por meio da página do participante.

Publicidade

Essa divulgação finaliza o processo do Enem 2023, que teve inclusive as notas máximas e mínimas divulgadas pelo Inep.

Candidatos que fizeram o Enem 2023

No total, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem 2023, sendo que mais de 637 mil eram treineiros, a maioria estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio.

Publicidade

Como usar as notas do Enem?

Os resultados para aqueles que planejavam usar as notas do Enem 2023 para ingressar na educação superior foram divulgados em janeiro de 2024.

O Enem, ao longo de mais de duas décadas, consolidou-se como a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Tanto instituições públicas quanto privadas utilizam as notas do Enem em seus processos seletivos, além de servirem como critério para acesso a programas governamentais como o Fies.

Ademais, as notas individuais do Enem são reconhecidas por instituições de ensino em Portugal, facilitando o acesso de estudantes brasileiros à educação superior no país europeu, graças aos convênios estabelecidos entre as instituições portuguesas e o Inep.

Este avanço significativo na divulgação dos resultados do Enem e na sua utilização como critério de seleção para o ensino superior reflete não apenas a importância do exame na avaliação do desempenho dos estudantes, mas também o seu papel na promoção da inclusão educacional e no fomento ao intercâmbio acadêmico internacional.

O aumento do número de treineiros participantes indica um interesse crescente em testar conhecimentos e se preparar para futuras oportunidades de ingresso na educação superior.

Tema da Redação Enem 2023

O tema da redação do Enem 2023 foi “Desafios para o Enfrentamento da Invisibilidade do Trabalho de Cuidado Realizado pela Mulher no Brasil”.

Na reaplicação do exame, o tema proposto foi: “Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil”.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *