Redação

Inep divulga tema da Redação do Enem 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 teve início às 13h00 (horário de Brasília) neste domingo, 5 de novembro, com os participantes adentrando os centros de aplicação para resolver as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, e ciências humanas e suas tecnologias.

O período de aplicação se estende por cinco horas e trinta minutos, encerrando-se às 19h para os candidatos regulares. Contudo, aqueles que obtiveram tempo extra através do atendimento especial disporão de mais uma hora para finalizar o exame.

O INEP, organizador do ENEM, divulgou o tema da redação do Enem 2023: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela Mulher no Brasil“. Este tema chama a atenção para uma questão social relevante, proporcionando uma oportunidade para os participantes expressarem suas perspectivas e soluções críticas.

Publicidade

O ENEM, estruturado em dois dias de aplicação, abarca quatro provas objetivas totalizando 180 questões, distribuídas igualmente entre as áreas do conhecimento. O segundo dia de exame está programado para o próximo domingo, 12 de novembro, com foco em ciências da natureza e suas tecnologias, bem como matemática e suas tecnologias, e os candidatos terão cinco horas para navegar por estas questões.

O ENEM tem como meta avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes ao final do ensino básico. Com mais de duas décadas de trajetória, consolidou-se como a principal via de acesso à educação superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Publicidade

Além disso, tanto instituições de ensino públicas quanto privadas empregam os resultados do ENEM em seus processos seletivos, atuando como critério único ou adicional. Os desempenhos também são utilizados para acessar benefícios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os ecos do ENEM reverberam além-mar, com instituições portuguesas reconhecendo os resultados do exame através de acordos com o INEP. Essas parcerias facilitam o acesso dos estudantes brasileiros ao ensino superior em Portugal, ampliando as oportunidades educacionais internacionais para os participantes.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *