Redação

Redação do Enem 2023: veja como abordar o tema

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023 trouxe à tona um tema de redação que espelha uma discussão social crucial: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela Mulher no Brasil“. A escolha desse tema reitera a importância de trazer debates contemporâneos para o cenário educacional, promovendo a reflexão crítica dos estudantes.

Ao elaborar a redação, os participantes devem atender a competências específicas, como o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e a aplicação de conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema proposto, dentro dos limites estruturais do texto​.

A discussão sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres não é nova, mas continua sendo altamente relevante. As estatísticas indicam que a maior parte do trabalho de cuidado no país é desempenhada por mulheres, muitas vezes sem reconhecimento ou remuneração adequada. Este cenário reflete uma desigualdade de gênero enraizada que transcende o âmbito doméstico e se estende ao mercado de trabalho.

Publicidade

Para abordar o tema da redação, o estudante poderia iniciar apresentando dados que ilustram a magnitude da desvalorização do trabalho de cuidado realizado por mulheres no Brasil. Em seguida, poderia explorar as causas históricas e socioculturais dessa invisibilidade, amparando-se em teorias feministas, estudos sociológicos e exemplos práticos.

Além disso, seria enriquecedor trazer à tona políticas públicas existentes voltadas para a valorização do trabalho de cuidado, bem como apresentar experiências de outros países que têm avançado nessa questão. O estudante poderia, então, desenvolver argumentos que ressaltam a importância de se enfrentar essa invisibilidade, apontando as consequências negativas da manutenção desse cenário, tanto para as mulheres quanto para a sociedade como um todo.

Publicidade

No tocante à proposição de soluções, é fundamental que o estudante demonstre capacidade de pensar em estratégias viáveis e eficazes. Por exemplo, poderia sugerir a implementação de políticas públicas mais robustas de valorização do trabalho de cuidado, a promoção de campanhas de conscientização, e a necessidade de uma reeducação social que desmistifique estereótipos de gênero.

É crucial também que os argumentos apresentados na redação estejam embasados em fontes confiáveis e atuais, demonstrando um entendimento aprofundado e crítico do tema. Dessa forma, os examinadores poderão avaliar a capacidade do estudante de analisar, argumentar e propor soluções para problemas reais da sociedade brasileira.

A escolha desse tema para a redação do ENEM 2023 evidencia a importância atribuída à discussão de questões de gênero no contexto educacional. Além disso, reforça o papel do ENEM como um instrumento não apenas de avaliação, mas também de promoção do pensamento crítico e da cidadania.

Especialistas em educação sugerem que, para bem desenvolver o tema proposto, os estudantes devem não apenas estudar a fundo a questão da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres, mas também praticar a escrita de redações que abordem temas sociais contemporâneos. Essa prática, aliada a uma compreensão clara das competências exigidas pelo ENEM, pode contribuir significativamente para um desempenho satisfatório na prova.

O ENEM 2023, mais uma vez, desafia os estudantes a refletirem sobre questões sociais relevantes, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com as problemáticas do nosso tempo.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Inep divulga tema da Redação do Enem 2023 (Imagem: Divulgação/Inep)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *