Redação

Redação do Enem 2023: veja dados que enriquecem a argumentação

O tema da redação do ENEM 2023, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela Mulher no Brasil“, convoca os estudantes a mergulharem em uma realidade social intrincada e muitas vezes negligenciada.

A partir da divulgação pelo Inep, veja como os estudantes poderiam discutir o tema na dissertação.

Uma maneira robusta de abordar este tema é através da apresentação de dados reais que ilustrem a desvalorização do trabalho de cuidado realizado por mulheres. Os números têm o poder de concretizar argumentos e fornecer uma base sólida para as discussões propostas.

Publicidade

No Brasil, as estatísticas revelam uma disparidade significativa no que diz respeito ao trabalho de cuidado. Cerca de 75% do total de postos de trabalho no setor de cuidados é ocupado por mulheres, o que equivale a aproximadamente 18 milhões de mulheres engajadas em funções de trabalhos domésticos, cuidadoras, professoras até o ensino fundamental, pessoal da enfermagem, médicas, fisioterapeutas, assistentes sociais, entre outras​1​.

Além disso, os dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-c) do IBGE revelam que, em 2019, as mulheres dedicavam, na média, 21,7 horas semanais ao trabalho doméstico e de cuidados não remunerado, enquanto os homens dedicavam 11 horas​2​.

Publicidade

O estudo “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, lançado em 2021, reitera essa disparidade, apontando que as mulheres, principalmente as pretas ou pardas, dedicavam quase o dobro de tempo que os homens aos cuidados de pessoas ou afazeres domésticos, totalizando 21,4 horas contra 11,0 horas dos homens​3​.

Mais alarmante ainda é o fato de que 90% do trabalho de cuidado no Brasil é realizado informalmente pelas próprias famílias, e desse percentual, quase 85% é realizado por mulheres. E quando o trabalho doméstico é remunerado, há uma diferença considerável entre homens e mulheres, evidenciando ainda mais a desvalorização do trabalho de cuidado realizado por mulheres​4​.

Ao apresentar esses dados em sua redação, o estudante pode estabelecer um panorama claro da desigualdade de gênero no contexto do trabalho de cuidado no Brasil. Essa abordagem baseada em dados não apenas fortalece a argumentação do estudante, mas também reflete um entendimento profundo e bem-informado da realidade social brasileira, aspecto crucial para uma avaliação positiva na prova de redação do ENEM.

A narrativa construída a partir desses números permite uma discussão enriquecedora sobre as raízes históricas e culturais da desvalorização do trabalho de cuidado realizado por mulheres, e propicia a proposição de soluções viáveis para enfrentar essa questão. O desafio para os estudantes é não apenas interpretar corretamente os dados, mas também integrá-los de maneira coerente e persuasiva em sua argumentação, contribuindo assim para uma análise multidimensional do tema proposto pelo ENEM 2023.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *