Redação

Enem 2023: veja aspectos históricos e socioculturais que poderiam ser usados na Redação

O ENEM 2023 desafiou os estudantes com um tema de redação que ecoa uma questão social profundamente enraizada: a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres no Brasil. O tema foi divulgado pelo Inep: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela Mulher no Brasil“.

A partir da divulgação pelo Inep, veja como os estudantes poderiam discutir o tema na dissertação. Inicialmente, sugere-se que os estudantes abordassem dados para fortalecer os argumentos.

Na sequencia, ao explorar as causas históricas e socioculturais dessa invisibilidade, os candidatos podem recorrer a exemplos concretos para enriquecer sua argumentação.

Publicidade

Historicamente, a mulher foi associada a papéis de cuidado e responsabilidades domésticas, uma narrativa perpetuada desde eras como a Revolução Industrial, onde o homem era visto como o provedor e a mulher, a cuidadora. A submissão legal da mulher ao marido, prevista no Código Civil de 1916, é um exemplo clássico da institucionalização dessa divisão de papéis no Brasil.

Ao longo do século XX, movimentos feministas, como o sufragismo e, mais tarde, as manifestações pelas Diretas Já, onde mulheres também lutavam por igualdade, começaram a desafiar esses estereótipos. No entanto, apesar dos avanços, a desvalorização do trabalho de cuidado persiste. A Lei do Divórcio de 1977, que proporcionou maior autonomia às mulheres, pode ser citada como um marco que, embora tenha ampliado direitos, não conseguiu alterar significativamente a percepção social sobre o trabalho de cuidado.

Publicidade

No âmbito sociocultural, a representação da mulher na mídia e na publicidade, muitas vezes restrita a papéis domésticos ou como objeto de desejo, reforça a invisibilidade do trabalho de cuidado. O estudante pode citar novelas e programas de televisão que perpetuam essa imagem estereotipada da mulher.

Além disso, a falta de políticas públicas eficazes de apoio ao trabalho de cuidado, como a ausência de licença-paternidade ampliada ou de centros de cuidado infantil acessíveis, reflete uma desvalorização institucionalizada. O contraste com países como a Suécia, que possui políticas de licença parental igualitária, pode oferecer uma visão do que poderia ser alcançado no Brasil.

Os estudantes podem também explorar como a educação, através de currículos que muitas vezes omitem as contribuições femininas na história e nas ciências, contribui para a manutenção de estereótipos de gênero. A inclusão de mais mulheres em cargos de liderança e nas narrativas históricas e científicas poderia ajudar a desmantelar a invisibilidade do trabalho de cuidado.

Ao recorrer a exemplos históricos e socioculturais concretos, os candidatos não apenas fortalecem sua argumentação, mas também demonstram uma compreensão aprofundada das raízes da invisibilidade do trabalho de cuidado. Esta abordagem pode proporcionar uma análise mais rica e contextualizada, elevando a qualidade da redação no ENEM 2023 e proporcionando uma reflexão mais informada sobre as complexas dinâmicas de gênero que moldam a sociedade brasileira.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *