Redação

Redação do Enem 2023: como usar políticas públicas na argumentação

O tema da redação do ENEM 2023, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela Mulher no Brasil“, convoca os estudantes a mergulharem em uma realidade social intrincada e muitas vezes negligenciada.

A partir da divulgação pelo Inep, veja como os estudantes poderiam discutir o tema na dissertação. Inicialmente, sugere-se que os estudantes abordassem dados para fortalecer os argumentos. Na sequencia, ao explorar as causas históricas e socioculturais dessa invisibilidade, os candidatos podem recorrer a exemplos concretos para enriquecer sua argumentação.

Uma maneira eficaz de abordar o tema proposto é trazendo à tona políticas públicas existentes voltadas para a valorização do trabalho de cuidado e apresentando experiências de outros países que têm avançado nessa matéria. Isso não apenas amplia a discussão, mas também proporciona uma visão multifacetada do tema, oferecendo soluções potenciais para o enfrentamento dessa problemática.

Publicidade

No Brasil, algumas políticas foram implementadas com o intuito de valorizar o trabalho de cuidado. Por exemplo, o programa “Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos”, lançado em 2015, busca fortalecer a autonomia das mulheres rurais e reconhecer seu papel no âmbito do trabalho de cuidado. Outro exemplo é a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que aborda questões relativas à saúde reprodutiva e materna, contribuindo indiretamente para a valorização do trabalho de cuidado.

Entretanto, o avanço tem sido lento e há muito a ser feito para alcançar uma verdadeira valorização do trabalho de cuidado no país. Nesse contexto, é enriquecedor olhar além das fronteiras e aprender com as experiências de outros países.

Publicidade

Na Suécia, por exemplo, políticas de licença parental igualitária permitem que ambos os pais compartilhem a responsabilidade pelo cuidado dos filhos desde os primeiros meses de vida. Isso não apenas valoriza o trabalho de cuidado, mas também promove a equidade de gênero no ambiente doméstico e no mercado de trabalho.

Outro exemplo é a França, que possui um sistema robusto de creches públicas e centros de cuidado infantil, facilitando a participação das mulheres no mercado de trabalho e reconhecendo a importância do trabalho de cuidado.

Os estudantes podem explorar como essas políticas contribuem para uma maior valorização do trabalho de cuidado, sugerindo que iniciativas semelhantes poderiam ser adotadas no Brasil. Ao apresentar exemplos concretos de políticas públicas e experiências internacionais, os candidatos podem demonstrar uma compreensão aprofundada do tema e oferecer soluções bem fundamentadas para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres no Brasil.

A abordagem deste tema no ENEM 2023 desafia os estudantes a pensarem em soluções inovadoras e a aprenderem com as experiências de outros países, promovendo assim uma reflexão crítica e informada sobre como a sociedade brasileira pode avançar na valorização do trabalho de cuidado.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *