EnemNoticias

Enem 2019: candidato será eliminado caso o celular emita algum som

O presidente-substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, reforçou em uma entrevista um novo item do edital do Enem 2019 que não aparecia nos anteriores. Apesar de a organização do exame sempre ter orientado os candidatos a desligarem os celulares e aparelhos eletrônicos ao entrar na sala, não era delimitado o que gerava ou não eliminação quando se tratava do assunto.

Em entrevista publicada pelo site da rádio “Jovem Pan”, Mussi disse que a nova recomendação já foi adotada durante o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em agosto e causou eliminações. O texto do edital diz: “Se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado do Exame”.

Caso o celular tocasse, a pessoa podia ou não ser eliminada, cabia aos aplicadores da prova decidir. Agora, o simples toque do celular, mesmo que dentro do saco plástico, terá caráter eliminatório.

Publicidade

Por isso, a dica é que os estudantes desativem os alarmes do celular (muitos deles tocam até com o aparelho desligado). Para garantir, o ideal é que a bateria seja removida e guardada junto com o celular no saco plástico entregue no dia da prova. Como cuidado nunca é demais, se o seu celular não tem bateria removível talvez valha considerar deixá-lo em casa no dia da prova.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *