EnemNoticias

Enem 2020: 4 temas que podem cair na Redação

Conseguir uma pontuação alta na redação do Enem é, talvez, a questão mais importante para aqueles candidatos que desejam e precisam obter um resultado final satisfatório para que possam ingressar na Universidade, uma vez que é na redação se pode conseguir os tão sonhados mil pontos.

Mesmo que o candidato consiga dominar a estrutura da redação que deverá ser avaliada pelos responsáveis, é sumamente importante que o aluno mostre perícia quando ao que está acontecendo com relação ao Brasil e ao mundo, principalmente no que tange o cenário social nacional.

Possuir tal conhecimento será impreterível na hora de escrever e desenvolver um bom argumento durante a reação, com sentenças e propostas coerentes e resolutivas

Publicidade

Todos os anos, os temas envolvidos na redação do Enem se convertem em uma discussão quase imediatamente no momento em que são abertas às pessoas que não estão realizando a prova. O assunto chega, muitas vezes, a virar meme na internet.

Esses assuntos costumam ser pautadas com o objetivo de dividir e formar opiniões e são temas que estão envolvidos no cotidiano da sociedade em geral, e, para que o aluno não seja pego de surpresa, sem informações corretas a respeito do assunto, é importante que se atente para os seguintes assuntos mais vividos em 2020.

Publicidade

1 – Segurança Pública e Mobilidade Urbana

Uma das maiores discussões que o Brasil enfrentou neste ano de 2020, é o desprovimento de saneamento básico no país. Ocorre que, com o fato de as pessoas terem que ficar de quarentena em casa, a fim de evitar transmissão do novo coronavírus, tem se tornado ainda mais latente o dado do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento que evidencia um número altíssimo que compõe quase metade (47%) da população brasileira, que vive sem esgoto, que deveria ser um direito básico da população.

Além de 35 milhões de pessoas que não têm acesso a água potável. Dito isto, a privatização poderá ser um tema pautado para a redação, uma vez que o Senado já tenha aprovado um novo marco legal referente ao saneamento em 2020.

Além disso, existe a possibilidade de o movimento Black Lives Matter vir à tona como assunto de redação, já que nesse ano de 2020, o mundo inteiro se mobilizou, gerando discussões a respeito de racismo estrutural em diversos países, inclusive no Brasil. Ademais, a violência praticada diariamente contra a mulher também deverá ganhar algum espaço nas discussões sociais e poderá ficar em evidência nas provas, principalmente os altíssimos números desse ano em que estivemos de quarentena, que obrigou muitas mulheres a passaram 24 horas com seu agressor, atingindo alarmantes recordes de feminicídio.

2 – As leis

Os temas de redação praticados pelo Enem, desde 2013 até 2019, tem sido muito norteado pela legislação. Os assuntos de redação já foram a respeito da Lei Seca, da lei Maria da Penha, lei de Intolerância Religiosa, leis que compõe o combate ao Racismo e até mesmo o Marco Civil da Internet e, então, um dos assuntos para a redação desse ano, pode estar relacionado com a legislação. “Nesses últimos tempos temos muitas leis novas que poucas pessoas sabem. Por exemplo, a lei sobre violência contra animais, a lei sobre proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista e lei de cadastro nacional para condenados por estupro”, comenta o professor Tony, que ministra aulas na instituição de ensino Estácio.

Considerando a base e o padrão de comportamento do Inep, é importante ressaltar os temas passados e dar uma olhada nos assuntos anteriores antes do primeiro dia de prova.

3 – Saúde

Levando em consideração as leis citadas no tópico anterior, o professor Tony afirma que, nos assuntos que tangem a temática da saúde, os principais assuntos possam estar relacionados ao tabagismo ou ainda, a saúde mental.

As consequências negativas geradas no emocional das pessoas por do uso excessivo de redes sociais, ou ainda, a dependência que população vem sentindo no uso tecnológico e sua relação íntima no que diz respeito ao aumento de casos de pessoas com depressão, transtornos de ansiedade e suicídio, principalmente entre os jovens.

Com o coronavírus e o “novo normal”, em decorrência do distanciamento social, a interação social via internet aumentou muito, e a cobrança de que as pessoas estejam dentro das redes sociais vem cobrando um preço relativamente alto para a saúde mental das pessoas.

4 – Alfabetização infantil

Atualmente, no Brasil, há uma meta nacional que determina até o ano de 2030 o cumprimento da alfabetização de crianças com idade de até 7 anos. Nesse ano de pandemia, a maior dificuldade do acesso ao ensino virtual, que foi adotado como padrão pelas escolas, pode surgir na proposta da redação. A dificuldade dos pais em ensinar, em organizar os horários e em ajudar os filhos nas propostas elaboradas pelos professores.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *