EnemNoticias

Inep divulga Cartilha de Redação do Enem 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou mais um material de apoio para quem fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2020. O documento A redação no Enem 2020 – Cartilha do Participante foi elaborado pela Coordenação Geral de Exames para Certificação da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) e traz dicas sobre como o estudante deve estruturar a redação, além de explicar os critérios de correção do texto.

Foram produzidas ainda cartilhas específicas para a avaliação das redações dos participantes surdos ou com deficiência auditiva, e dos participantes com dislexia.

Nesta reta final de preparação para o exame, os participantes devem ficar atentos quanto aos critérios exigidos na redação. O texto deve ser escrito em formato de prosa, do tipo dissertativo-argumentativo e sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Publicidade

Na redação do Enem, o participante deverá defender uma tese (uma opinião a respeito do tema proposto), apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual, de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. É importante lembrar que os participantes que optaram por realizar a versão digital do exame, o Enem Digital, farão a redação no mesmo formato da versão impressa.

Correção avalia cinco competências

A cartilha mostra que as redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências e detalha o que é esperado do candidato em cada uma delas. A nota pode chegar a mil pontos, mas o estudante também pode ter nota zero. Na cartilha estão as razões que podem zerar a nota, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Publicidade

Cartão de confirmação de inscrição

O Inep disponibilizará, a partir da próxima terça-feira, 05 de janeiro de 2021, o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Enem 2020. Entre outras informações, o cartão contém número de inscrição, data, hora e local do exame. O documento poderá ser acessado na Página do Participante.

O cartão também registra que o participante deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o documento nos dias de aplicação.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *