EnemNoticias

Enem 2020: cartão de confirmação sai dia 5 de janeiro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou que no dia 05 de janeiro será disponibilizado o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2020.

Com o dia e a hora onde serão realizados os exames, o cartão é o documento que contém informações relevantes para que o candidato não tenha dúvidas quanto a confirmação de sua inscrição.

A partir de 05 de janeiro, os candidatos que se inscreveram para a realização do exame nacional do ensino médio já poderão acessar o portal do estudante no site do Inep para a visualização e impressão do documento.

Publicidade

O cartão só poderá ser acessado por participantes que já se inscreveram para realizarem a prova e que estão cadastrados diretamente no site oficial do Enem.

É válido lembrar aos cidadãos que, desde o ano de 2015 o Ministério da educação não emite nem envia mais os cartões de confirmação através dos correios, sendo de inteira responsabilidade e interesse que o candidato corra atrás disso.

Publicidade

O Ministério da Educação, através do Inep, lançou um aplicativo para celular que permite ao cidadão a verificação do cartão de confirmação, bem como acessar informações que foram adicionadas no ato da inscrição, como a indicação de atendimento especial (para grávidas, lactantes, pessoa portadora de deficiência, perda de mobilidade ou idosos.)

Essas informações, além de estarem no cartão de confirmação de inscrição, também constam no aplicativo oficial do Enem. Também consta se o candidato deve ser chamado por seu nome social, e nesse caso, o participante é orientado a levar seu cartão de confirmação para verificações ocasionais.

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, o cenário ainda era incerto com relação a aplicação das provas do Enem, pois, o Governo Federal e o Ministério da Educação optaram por empregar seus esforços no combate efetivo ao Covid 19 e não expor os candidatos ao risco de contágio, evitando assim, um número maior de contaminação.

Enem 2020

As provas do Enem 2020 serão realizadas em 17 de janeiro e 24 de janeiro, na versão impressa, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, na versão digital.

De acordo com informações do Governo Federal e do Ministério da Educação, durante a aplicação do exame presencial, será obrigatório o uso de máscara.

Como o exame durará mais de 2 horas, a recomendação por parte dos órgãos de saúde é que o candidato leve uma máscara a mais para que possa ser trocada ao longo da prova. O protocolo também visa o distanciamento social e deverá ser respeitada a distância mínima de 1 metro entre os participantes.

Por ser um ano atípico em decorrência da pandemia que parou o mundo, o exame de 2021 ainda terá outra diferença dos outros anos: todos os candidatos que estiverem desenvolvendo sintomas de Covid 19 ou que já foram diagnosticados com o vírus, ou ainda, com Sarampo, Rubéola, Influenza A e B ou varíola, poderão fazer o exame do Enem em outra oportunidade, desde que haja comprovação médica dos sintomas ou do diagnóstico.

Até um dia antes, o atestado ou a comprovação médica poderá ser enviada pela página do participante, diretamente no site do Inep ou através do aplicativo oficial do Enem.

No entanto, caso o diagnóstico seja confirmado em cima da hora, no dia do exame, o candidato deverá entrar em contato com os organizadores da prova pelo telefone 0800616161.

Vale lembrar também, que o cartão de confirmação NÃO garante o acesso a sala para a realização do exame, é imprescindível que o candidato leve junto o documento d identificação (RG, CNH ou documento de registro profissional)

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *