EnemNoticias

Enem 2020: notas serão divulgadas na próxima segunda (29)

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2020 estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de março de 2021. Os estudantes inscritos no exame poderão acessar os seus resultados por meio da Página do Participante.

A assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já confirmou que a divulgação das notas vai realmente acontecer na próxima segunda (29). Mas, no entanto, a assessoria do instituto deixou claro que ainda não há um horário definido para que as informações estejam disponíveis e acessíveis para os estudantes no site do Inep.

As provas impressas do Enem 2020 foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Por outro lado, as provas digitais foram aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano. A reaplicação da prova aconteceu nos dias 23 e 24 de fevereiro. E os resultados que foram alcançados pelos estudantes nas provas vão poder ser aplicados em programas de acesso ao ensino superior que são oferecidos pelo Ministério da Educação – MEC, além dos programas próprios que algumas universidades, sejam públicas ou privadas, mantêm.

Publicidade

Sisu 2021

O Sistema de Seleção Unificada – SISU vai receber inscrições entre os dias 6 e 9 de abril, logo no começo do próximo mês. E sendo assim, o resultado da chamada regular vai ser divulgado já na terça-feira do dia 13 de abril de 2021.

Como funciona o Sisu 2021

Por meio do sistema do SISU, um conjunto amplo de universidades públicas de ensino superior oferece vagas para os estudantes inscritos na última edição do ENEM, desde que tenham tirado uma nota maior do que ZERO na Prova de Redação e que não tenham participado da prova na condição de treineiro. Pois em qualquer um destes dois casos que foram citados anteriormente, o estudante não tem o direito de concorrer a uma vaga em uma universidade por meio do Sisu.

Publicidade

Dentro do SISU, o candidato a uma vaga na universidade tem o direito de escolher até 2 (duas) opções de cursos. E para além disso, também há o sistema de cotas, definido pela Lei nº 12.711, de 2021, dentre outras normativas que foram aprovadas na última década com o objetivo de garantir a presença de estudantes de escolas públicas nas universidades que também são mantidas pelo Poder Público.

No caso dos candidatos que não forem aprovados na 1ª ou na 2ª opção de curso, vai haver a possibilidade de manifestar o interesse em participar da chamada Lista de Espera. O período para manifestar esse interesse é entre os dias 13 e 19 de abril de 2021. Nesse último caso, o resultado sai a partir do próximo dia 23 de abril.

ProUni e Fies ainda não divulgaram o calendário de 2021

Outros dois programas que trabalham com o acesso a instituições de ensino superior são o Programa Universidade para Todos – ProUni e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – Fies. No entanto, os editais das primeiras edições deste ano de 2021 estavam recebendo inscrições somente até o mês de janeiro. Nesse sentido, os estudantes que fizeram o Enem 2020 e que desejam se inscrever para esses programas ainda precisam aguardar por um posicionamento oficial do Ministério da Educação (MEC), pois nenhum novo calendário do ProUni e/ou do Fies foi divulgado até o presente momento.

Algumas universidades públicas, como por exemplo é o caso da Universidade de Brasília – UnB, adotam sistemas de seleção próprios para receberam os estudantes que desejam fazer o ingresso utilizando a nota do Enem 2020. O Acesso Enem UnB, programa próprio da universidade pública para receber os alunos que fizeram o certame no ano passado, está com inscrições abertas até a sexta-feira do dia 2 de abril de 2021.

Além disso, a nota do Enem também pode ser usada para garantir uma oportunidade de estudo no exterior. Ao todo, são 51 instituições de ensino de Portugal que possuem um acordo com o Inep para receber estudantes brasileiros a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nessa situação específica, o estudante deve verificar o método de ingresso diretamente na universidade portuguesa em que deseja começar os seus estudos universitários.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *