EnemNoticias

Enem 2022: confira assuntos que caem na prova de Matemática

Este domingo, 20 de novembro, corresponde ao segundo dia de aplicação da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que os inscritos deverão responder às questões nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática.

Uma das principais características da prova de Matemática está na recorrente cobrança de como ela é aplicada na vida cotidiana. Assim, ao se preparar para a prova, o candidato deve ter especial atenção nos usos da disciplina no dia a dia.

Professores da área alertam para os principais temas que costumam ser cobrados em Matemática no Enem:

Publicidade
  1. Estatística

É importante saber calcular moda, média e mediana, principais medidas indicadoras de tendências em estatística. São usadas para estabelecer um número que representaria os dados de um conjunto.

  1. Unidades de medida e transformações

As unidades de medida são comumente aplicadas no dia a dia, sendo importante saber como converter litro para mililitro, quilogramas para miligramas, quilômetro para centímetro e assim por diante.

Publicidade
  1. Matemática financeira

Também uma temática recorrente do cotidiano, os principais aspectos cobrados pelo Enem costumam ser o cálculo de porcentagem e como são calculados juros simples e juros compostos.

  1. Leitura de gráficos

A leitura de gráficos não aparece somente na prova de Matemática, mas nela a habilidade é cobrada, geralmente, associada às funções de 1º e 2º grau. É importante saber interpretar os gráficos e explicar aquilo que representam.

  1. Geometria

Na geometria, o inscrito deve se preparar para questões de geometria plana, especialmente o cálculo de áreas de figuras, bem como teorema de Pitágoras e trigonometria. No caso da geometria espacial, costumam ser cobrados cálculos referentes a áreas e volumes.

  1. Razão e proporção

Entender a diferença entre razão e proporção e quando aplicar regra de três simples e regra de três composta é fundamental para se sair bem na prova de Matemática. Podem aparecer também questões sobre razões como velocidade, escala e densidade, inclusive de forma interdisciplinar com Física e Química.

Para conseguir resolver a prova de Matemática de forma integral e tranquila, o melhor é reservar cerca de 2 horas para se dedicar a ela. Faça as questões mais fáceis em primeiro lugar e deixe as mais difíceis por último. Leia com cuidado o que está sendo pedido e destaque as palavras-chave, em especial o comando do exercício.

A previsão é que o gabarito oficial do Enem 2022 seja divulgado no dia 23 de novembro, quarta-feira. Ainda não há data para a publicação do resultado.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *