EnemNoticias

Enem 2023: Física foi considera mais tranquila do que em anos anteriores

No segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado em 12 de novembro, os estudantes enfrentaram questões de matemática e ciências da natureza, incluindo física.

Este ano, as questões de física foram consideradas mais tranquilas e teóricas em comparação com anos anteriores, com uma abordagem que enfatizou os conceitos em vez de um raciocínio matemático elaborado.

Em termos de conteúdo, houve uma mudança na distribuição dos tópicos em relação aos anos anteriores. Enquanto em edições passadas, temas como circuitos elétricos e eletrostática eram comuns, este ano, houve apenas uma questão sobre esses tópicos.

Publicidade

Em contrapartida, a prova deu ênfase a fenômenos ondulatórios, cinemática, movimento dos corpos, movimento uniforme e velocidade constante, que são frequentemente abordados em sala de aula.

Uma das questões de física estabeleceu uma conexão interessante com a química, abordando a termodinâmica. Essa interdisciplinaridade foi um aspecto notável da prova, demonstrando uma tendência de integrar diferentes áreas do conhecimento. Para os alunos que se prepararam adequadamente, a expectativa é de um alto índice de acertos nessas questões.

Publicidade

Além da física, a prova de química também foi considerada mais tranquila que a do ano anterior. As questões abordaram fundamentos básicos da química, permitindo que até mesmo os alunos com conhecimento mais superficial pudessem responder. Algumas questões de cálculo foram consideradas mais desafiadoras, exigindo cálculos mais complexos. No geral, a prova teve mais questões fáceis do que médias, com uma distribuição de nove questões fáceis, cinco médias e uma difícil.

Temas recorrentes como energia nuclear, reações orgânicas e química ambiental também marcaram presença na prova. Essa abordagem refletiu o que é comumente trabalhado em sala de aula, proporcionando uma prova alinhada com o currículo educacional.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *