EnemNoticias

ENEM 2023: veja os temas de Redação ao longo dos anos

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é reconhecido por sua abordagem crítica sobre tópicos contemporâneos que giram em torno de aspectos sociais, científicos, culturais e políticos.

Com datas marcadas para 5 e 12 de novembro, candidatos de todo o Brasil se preparam para enfrentar questões objetivas e, claro, a famosa prova de redação.

Formato da redação

Dentro do escopo da redação, espera-se que os estudantes elaborem textos dissertativos-argumentativos. Isso significa que, além de apresentar uma opinião clara sobre o assunto em destaque, é preciso respaldar essa visão com argumentos sólidos, mantendo coesão e coerência no desenvolvimento.

Publicidade

Além disso, o desafio não para por aí: os participantes devem propor soluções reais para as problemáticas discutidas, sempre considerando a perspectiva dos direitos humanos.

Correção da Redação do Enem

Uma peculiaridade dessa seção do Enem é o método de correção. Cada redação é avaliada por ao menos dois especialistas em linguística ou letras, de maneira independente, assegurando imparcialidade.

Publicidade

Com uma pontuação variando de zero a mil pontos, obter nota zero pode resultar na eliminação do candidato.

Ao longo dos anos, o Enem tem variado na apresentação de seus temas. Geralmente, são propostos dois tópicos – um para a aplicação regular e outro para o Enem PPL, que se destina a adultos em situações de privação de liberdade e a jovens em medidas socioeducativas.

Problemas na logística

Excepcionalmente, alguns anos apresentaram circunstâncias diferenciadas, como 2020, quando surgiu o Enem Digital, e 2016, marcado por manifestações estudantis contra mudanças no Ensino Médio.

Dificuldades logísticas também têm influenciado as aplicações. Em 2014, por exemplo, após um roubo de materiais de prova no Rio de Janeiro, uma reaplicação foi necessária.

Já em 2009, marcado como o ano de renovação do Enem, tivemos apenas um tema para redação, visto que o formato PPL foi introduzido somente no ano seguinte.

Como ponto central de acesso ao ensino superior, o Enem continuará sendo uma plataforma para reflexão e discussão de temas relevantes à sociedade brasileira.

E, como sempre, espera-se que os candidatos estejam preparados não apenas para responder, mas também para pensar e propor.

Confira os temas de redação de Todas as edições do Enem:

– Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional (Enem regular).

– Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana (Enem regular) e Ajuda humanitária (Enem PPL e reaplicação).

– Enem 2011: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado (Enem regular) e Cultura e mudança social (Enem PPL e reaplicação).

– Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI (Enem regular) e O grupo fortalece o indivíduo? (Enem PPL e reaplicação).

– Enem 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (Enem regular) e Cooperativismo como alternativa social (Enem PPL e reaplicação).

Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil (Enem regular), O que o fenômeno social dos “rolezinhos” representa? (Enem PPL e reaplicação), Alternativas para a escassez de água no Brasil” (Terceira aplicação).

– Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (Enem regular) e O histórico desafio de se valorizar o professor (Enem PPL e reaplicação).

– Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (Enem regular primeira aplicação), Caminhos para combater o racismo no Brasil (Enem regular segunda aplicação) e Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil (Enem PPL e reaplicação).

– Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil (Enem regular) e Consequências da busca padrões de beleza idealizados (Enem PPL e reaplicação).

– Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (Enem regular) e Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil (Enem PPL e reaplicação).

– Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil (Enem regular) e Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças (Enem PPL e reaplicação).

– Enem 2020: O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira (Enem impresso), O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital) e A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação).

– Enem 2021: Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil (Enem regular) e Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil (Enem PPL e reaplicação).

– Enem 2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil (Enem regular) e Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil (Enem PPL e reaplicação).

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *