Enem

Enem 2024: período para pedir isenção da taxa começa hoje (15)

O processo de solicitação de isenção na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024 já está aberto e se estende até o dia 26 de abril. Essa é uma oportunidade para que estudantes que atendam aos critérios estabelecidos possam se inscrever no exame sem custos.

A isenção pode ser solicitada por alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas, aqueles que concluíram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em escolas privadas, e indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para efetuar a solicitação, os interessados devem acessar a Página do Participante do Enem 2024 utilizando suas credenciais do portal Gov.br. Em caso de perda da senha, a plataforma oferece um procedimento de recuperação.

Publicidade

Cronograma de Isenção e Justificativas

Além das solicitações de isenção, o período de 15 a 26 de abril também é destinado à justificação de ausência dos candidatos que não participaram do ENEM 2023 mas desejam concorrer novamente sem o pagamento da taxa em 2024. Este processo é crucial para aqueles que, por razões válidas, foram impedidos de comparecer às provas anteriores e buscam nova chance este ano.

Os resultados tanto das solicitações de isenção quanto das justificativas de ausência serão divulgados no dia 13 de maio. A partir dessa data, também se abrirá o prazo para a apresentação de recursos, que poderão ser submetidos até o dia 17 de maio. O resultado final dos recursos será anunciado no dia 24 de maio, finalizando esse ciclo do processo de inscrição.

Publicidade
  • Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 15 a 26 de abril
  • Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio
  • Período de recursos: 13 a 17 de maio
  • Resultado dos recursos: 24 de maio

A participação no ENEM é uma etapa decisiva para milhares de jovens que buscam uma vaga no ensino superior. A isenção da taxa de inscrição é, portanto, uma facilitadora crucial para garantir que todos os estudantes, independentemente de sua situação econômica, tenham a chance de competir em igualdade de condições.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *