Enem

Solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2024; como fazer

A solicitação de isenção da taxa de inscrição para o ENEM 2024 deve ser feita exclusivamente pela Página do Participante no site do INEP. O prazo de solicitação da taxa do Enem 2024 teve início nesta segunda-feira, 15 de abril. O processo está aberto também para os candidatos que justificam ausência no ENEM 2023 ou que se enquadram nas categorias de isenção detalhadas pelo MEC.

Para efetuar a solicitação, o candidato deve acessar o portal do ENEM entre os dias 15 e 26 de abril de 2024, inserindo informações como CPF e data de nascimento, que devem corresponder aos dados da Receita Federal. É crucial que o candidato verifique e, se necessário, atualize seus dados pessoais no Cadastro de Pessoas Físicas antes de prosseguir.

É necessário informar um e-mail válido e um número de telefone para contato. Durante o processo, o candidato deve preencher todas as informações solicitadas e anexar os documentos requeridos em formatos PDF, PNG ou JPG, conforme especificado no edital.

Publicidade

Os critérios de isenção incluem estar cursando a última série do ensino médio em escola pública em 2024, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada com renda per capita de até um salário mínimo e meio, ou declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscrito no CadÚnico.

Cronograma Importante:

Publicidade
  • Início das solicitações: 15 de abril de 2024
  • Fim das solicitações: 26 de abril de 2024
  • Divulgação dos resultados: 13 de maio de 2024
  • Período para recursos: 13 a 17 de maio de 2024
  • Resultado dos recursos: 24 de maio de 2024

Os documentos necessários variam de acordo com a justificativa para ausência no ENEM anterior ou a condição de isenção solicitada, e devem estar de acordo com os critérios estipulados no edital de isenção do Enem 2024, publicado dia 28 de março de 2024. Todos os documentos devem ser claros e legíveis para assegurar a aceitação da justificativa ou isenção.

É responsabilidade do participante acompanhar todos os prazos e condições, bem como as atualizações do processo no site oficial do INEP. A não observância dos procedimentos e prazos pode resultar na rejeição do pedido de isenção.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *