Enem 2024: veja o gabarito extraoficial do 1º dia completo
Hoje, ocorreu o primeiro dia de provas do Enem 2024. Mais de 4,3 milhões de candidatos participaram do exame, que acontece em todo o país. Ao longo do dia, os estudantes enfrentaram 90 questões de múltipla escolha. O gabarito oficial será divulgado apenas no dia 20 de novembro, mas professores divulgarão o gabarito extraoficial a partir das 19h.
O tema da redação deste ano é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil“. Essa confirmação foi feita pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Os alunos devem considerar diversos aspectos sobre a importância da cultura africana na formação da identidade brasileira.
Detalhes da redação
A redação compõe 20% da nota final do Enem. Todos os candidatos devem desenvolver um texto dissertativo-argumentativo. Nesse texto, é necessário defender um ponto de vista sobre o tema proposto. É importante analisar criticamente a situação atual da cultura afro-brasileira e sugerir intervenções que incentivem a valorização dessa herança.
- Aspectos históricos, sociais e culturais devem ser abordados.
- Os estudantes devem evitar estereótipos ao falar sobre a cultura afro-brasileira.
- É fundamental incluir propostas de intervenção que respeitem os direitos humanos.
Gabarito do primeiro dia de Enem
Como mencionado, o gabarito extraoficial do Enem 2024 será disponibilizado por professores. Essa prática é comum todos os anos e ajuda os estudantes a terem uma ideia mais clara de seu desempenho.
Historicamente, os temas das redações do Enem têm se concentrado em questões de impacto social, refletindo preocupações relevantes. Alguns exemplos dos últimos anos incluem:
- Enem 2023 – Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
- Enem 2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.
- Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.
- Enem 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.
- Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil.
Conteúdos abordados no Enem 2024
O primeiro dia de provas também trouxe questões que testaram os conhecimentos dos alunos em liquidação e arte, cultura popular, além de relevantes temas sociais. Tópicos abordados incluíram:
- A cultura popular, como a música e a literatura, trazendo referências de artistas como Rita Lee e grupos como Racionais MCs.
- A solidariedade no Rio Grande do Sul após a enchente histórica de abril.
- Questões sobre a melhoria das condições sociais e o olhar sobre a história do país.
Nesta prova, os alunos puderam encontrar questões sobre:
- Crítica de “Game of Thrones”.
- Trecho de “A culpa é das estrelas”, de John Green.
- Novelas como “A escrava Isaura” relacionadas a questões internacionais.
- Música “Holy War”, da cantora americana Alicia Keys.
- Precariedade menstrual e a condição dos imigrantes nos EUA.
Correção da redação
A correção da redação é realizada por dois avaliadores que atribuem notas de 0 a 200. As competências a serem avaliadas incluem:
- Dominância da língua portuguesa escrita.
- Compreensão da proposta de redação.
- Capacidade de organizar e interpretar informações e argumentos.
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação.
- Elaboração de propostas de intervenção respeitadoras dos direitos humanos.
Por meio da nota do Enem, os candidatos podem ingressar em universidades públicas através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). A nota também pode ser utilizada para se inscrever no ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de se inscrever no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para financiar seus estudos. Outra opção é utilizar a nota do Enem para ingressar em universidades de Portugal.
O exame, além de importância acadêmica, também reflete questões sociais e culturais pertinentes à realidade do Brasil. Com a valorização da herança africana, os estudantes têm a oportunidade de discutir elementos cruciais que permeiam a formação social e cultural do país.
Enquanto aguardam o gabarito extraoficial, os estudantes devem aproveitar a oportunidade para rever suas respostas, refletir sobre os temas abordados e preparar-se para o segundo dia de provas, que acontecerá em breve. O Enem não é apenas um exame; é uma chance de transformação social, educação de qualidade e reconhecimento da diversidade cultural presente no Brasil.
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.