EnemNoticias

Enem 2023: saiba como controlar a ansiedade e a insegurança antes da prova

Com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximando, as preocupações em relação ao desempenho nas provas começam a preocupar os candidatos. O famoso “branco” que vem a cabeça, incerteza se estudou o que realmente ia cair na prova e vontade de passar logo por isso, é comum.

Deseja se tranquilizar e obter um bom desempenho no Enem? Então confira o nosso artigo e saiba como controlar a ansiedade e a insegurança antes da prova.

Dicas para evitar a ansiedade e insegurança antes do Enem

Os dias que se aproximam do Enem é uma tortura para muitos candidatos, pois a insegurança e ansiedade assumem um papel especial. Pensamentos vêm à mente como: não estou preparado o suficiente, minha nota vai ser ruim, como fazer a redação? Se eu esquecer a matéria? etc.

Publicidade

No entanto, se sentir inseguro e ansioso antes da prova é algo normal, a única coisa que precisamos fazer é nos preparar e realizar atividades que ajudem a controlar esse tipo de sensação.

Você quer realizar a prova com calma, controlar a ansiedade e insegurança? Saiba como a seguir.

Publicidade

Pinturas e desenhos

Pintar e colorir pode ajudar a diminuir a ansiedade, pois quando realizamos atividades que são prazerosas e distraem a mente, estamos estimulando o processo criativo do cérebro, algo que nos ajuda a despertar a sensação de confiança em nós mesmos, uma vez que exercemos a capacidade de ter decisões.

Além disso, pintar desenhos para colorir é um ótimo exercício para melhorar a concentração e evitar a ansiedade, problema que afeta muitos jovens e adultos, devido o grande número de distrações disponíveis, como a celulares, por exemplo.

Defina um horário fixo nos dias anteriores ao exame

É muito importante que você tenha uma rotina organizada. Pense que neste momento a sua mente e seu corpo estão suportando altos níveis de ansiedade, por isso é melhor não adicionarmos mais incerteza a nossas vidas.

Durante esses dias, é recomendável que você tenha agendamentos bem definidos e fixos, os quais deve tentar não modificar. Esses horários geram uma sensação de segurança em seu cérebro, o que ajudará a reduzir a insegurança e nervosismo, o que facilitará a assimilação de conteúdo e melhorará sua capacidade de concentração.

Cerque-se de pessoas positivas nos dias anteriores ao Enem

Durante a última etapa, antes dos exames, evite conhecer pessoas ou grupos que transmitem insegurança ou negatividade, pois esses sentimentos são altamente contagiosos.

Tente se cercar de pessoas positivas, porque a positividade também se espalha e pode ajudá-lo a se sentir mais seguro.

Não exclua da sua agenda o que você gosta de fazer

Um dos erros que muitos estudantes cometem quando se aproximam dos exames é tirar da vida tudo o que não faz parte do estudo.

Você deve reservar parte do seu tempo para continuar fazendo as coisas que gosta e que o faz se sentir bem, pois essas atividades lhe proporcionam alguma estabilidade emocional e permitem que sua mente relaxe, proporcionando maior tranquilidade e segurança.

Tenha tudo planejado e preparado no dia anterior

No dia anterior, faça uma lista de tudo o que você precisa durante o dia do exame, como materiais e alimentos leves. Às vezes, em situações estressantes, entramos em pânico com as menores coisas; portanto, certificar-se de que tem o que precisa evita o estresse e insegurança.

Não estude no dia anterior ao Enem

Estudar ou revisar no último momento serve apenas para confundi-lo e deixá-lo mais inseguro. Você estudou e se preparou para o vestibular, pense que terá o que precisa.

Use esse dia para relaxar e descansar, isso o ajudará ater um bom desempenho nas provas.

Agora que já conferiu as nossas dicas e se preparou para a prova, não deixe que fatores externos venham a te atrapalhar, mostre que você é capaz e esta mais que preparado, faça uma boa prova.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *