EnemNoticias

INEP atualiza Guia do Participante do Enem 2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou na última sexta-feira, dia 8 de outubro de 2021, uma atualização no Guia do Participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A atualização chegou com o título de “Entenda a sua nota no Enem“.

O novo manual foi lançado para explicar a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia que é utilizada para a correção das provas objetivas do Enem.

O Guia do Participante do Enem é dividido em 6 (seis) partes diferentes. São elas:

Publicidade
  1. Calculando a nota
  2. Entendendo outros aspectos do modelo de TRI
  3. Procedimentos de Correção
  4. Processo de Criação das Questões
  5. Principais Dúvidas sobre a nota do Enem
  6. Entendendo tecnicamente a nota da TRI

Em resumo, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) faz a avaliação sobre se um participante realmente tem conhecimento na questão que foi respondida ou se existe a possibilidade de ter ocorrido um chute. Ou seja, um palpite aleatório como resposta.

O novo método de correção do Enem leva em consideração o nível de dificuldade de cada uma das perguntas, assim como o número de acertos e erros do estudante.

Publicidade

Especialmente por conta disso, pessoas que acertaram exatamente a mesma quantidade de perguntas podem ter médias diferentes.

Enem – Prova de Redação

A Prova de Redação do Enem não é corrigida pelo método da TRI, mas sim por pontuações que são atribuídas às competências.

Principalmente por isso, a produção textual conta com um manual específico que costuma ser divulgado a cada ano.

Nesse sentido, a correção da prova da redação segue uma métrica mais livre e que está relacionada a critérios de recepção e compreensão do texto, e não exatamente de métodos numéricos.

Enem 2021

As provas regulares do Enem 2021 serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. Para este ano, 31 milhões de estudantes são esperados para fazer as provas nestas datas.

Por outro lado, os mais de 280 mil participantes isentos que fizeram a sua inscrição depois da reabertura do prazo farão as provas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, que são os mesmos dias de aplicação da prova do Enem para os privados de liberdade (Enem PPL).

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *