Enem

Inscrições Enem 2019

Inscrições Enem 2019 – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) inicia nesta segunda-feira, dia 06 de maio, as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2019. A nota do Enem é importante porque é porta de entrada para diversos cursos no Ensino Superior, seja por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou por meio do Programa Universidade Para Todos (ProUni), ou ainda pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Inscrições Enem 2019

O período de inscrições do Enem 2019 será de 06 a 17 de maio. As inscrições são realizadas no site https://enem.inep.gov.br/.

Isenção da taxa de inscrição do Enem 2019

Os candidatos que estudam em escolas públicas ou em escola particular com bolsa integral tem direito à solicitação da isenção da taxa de inscrição do Enem 2019. É importante ficar atento porque desde o ano passado o período para realizar a solicitação de isenção é anterior ao período de inscrição no processo seletivo. Na edição do Enem 2019 os candidatos tem de 1º a 10 de abril para solicitar isenção da taxa de inscrição.

Publicidade

Provas do Enem

As provas do Enem são dividas em 4 cadernos, Linguagens e suas tecnologias, Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, além da redação. Uma forma de se preparar para o Enem 2019 é justamente resolver as provas anteriores.

Para que serve a nota do Enem?

O exame é pré-requisito para a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas, como o Ciência sem Fronteiras, o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), o Fundo de Financiamento estudantil. O exame chegou a ser utilizado inclusive para obter certificação de conclusão do ensino médio, mas hoje a certificação é feita pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Acesse o resultado do Encceja 2018 do Ensino Médio e o resultado do Encceja 2018 do Ensino Fundamental.

Publicidade

Sisu 2019

O resultado do Enem é pré-requisito para a inscrição no Sisu. As inscrições no Sisu 2019 do primeiro semestre iniciam no dia 22 de janeiro e se encerram no dia 25 de janeiro de 2019. É necessário tirar nota diferente de zero na redação do Enem. Os interessados já podem consultar as vagas disponíveis no Sisu 2019/1.

ProUni 2019

As notas obtidas pelos candidatos podem ser utilizadas para obtenção de uma bolsa, seja ela parcial ou integral, em uma instituição de ensino particular conveniada com o governo federal. O edital do ProUni 2019 já foi divulgado e as inscrições do ProUni 2019 do primeiro semestre iniciarão dia 29 de janeiro e se encerrarão no dia 1º de fevereiro de 2019. A previsão é de que o resultado do ProUni 2019/1 seja divulgado no dia 04 de fevereiro de 2019.

Fies 2019

As notas obtidas pelos candidatos no Enem podem ser utilizadas na busca de financiamento estudantil. No Fies 2019, Fundo de Financiamento Estudantil, as inscrições serão realizadas de 05 a 12 de fevereiro e o resultado será divulgado no dia 18 de fevereiro.

Data do Enem 2019

O Ministério da Educação confirmou a data de aplicação do Enem 2019 para os dias 03 e 10 de novembro.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *