EnemNoticias

MEC adia inscrições do ProUni 2019 e do FIES 2019

O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar as inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), primeiras edições de 2019. As novas datas de inscrição foram publicadas hoje (25) no Diário Oficial da União. Todos os programas, Fies, ProUni e o Sisu, utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.

Os novos períodos ficaram assim definidos:

PROUNI 2019

  • Início das inscrições: 31 de janeiro (estava previsto inicialmente para o dia 29)
  • Fim das inscrições: 03 de fevereiro (estava previsto inicialmente para o dia 1º)

O Prouni é o sistema do governo federal que financia bolsas de estudos parciais ou integrais em instituições particulares do país. Os resultados da primeira chamada do Prouni 2019 serão divulgados no dia 6 de fevereiro, enquanto a segunda chamada será publicada no dia 20 de fevereiro.

Publicidade

O candidato pré-selecionado na primeira chamada deverá comparecer à instituição para comprovação das informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, de 6 a 14 de fevereiro. Os pré-selecionados na segunda chamada, de 20 a 27 de fevereiro.

O registro da aprovação ou reprovação dos candidatos no Sistema Informatizado do Prouni e a emissão dos respectivos Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação pelas instituições de ensino deverão ser realizados entre os dias 6 a 18 de fevereiro para os selecionados na primeira chamada e entre 20 de fevereiro e 1º de março para os selecionados na segunda chamada.

Publicidade

FIES 2019

  • Início das inscrições: 07 de fevereiro (estava previsto inicialmente para o dia 05)
  • Fim das inscrições: 14 de fevereiro (estava previsto inicialmente para o dia 12)

O Fies também financia os estudos instituições particulares do país, mas se trata de um fundo de financiamento, ou seja, o estudante precisa pagar o governo após formado. O resultado da pré-seleção do Fies 2019 referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2019 para as modalidade Fies e P-Fies será divulgado no dia 25 de fevereiro.

Os candidatos pré-selecionados na modalidade Fies, deverão acessar o FiesSeleção, e complementar sua inscrição para contratação do financiamento no referido sistema, no período de 26 de fevereiro a 7 de março. A pré-seleção dos participantes da lista de espera do Fies 2019 será de 27 de fevereiro a 10 de abril.

SISU 2019

No Diário Oficial da União foram publicadas também as alterações no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019, que oferta vagas em instituições públicas de ensino superior. As inscrições do Sisu 2019, conforme anunciado ontem (24) pelo MEC, foram prorrogadas até domingo (27). A medida foi tomada em função de muitos estudantes estarem enfrentando dificuldades pra acessar o site do Sisu 2019 devido à lentidão do sistema.

Houve alteração, também, no período de adesão à lista de espera, que agora é de 29 de janeiro a 5 de fevereiro. A divulgação do resultado está mantido no dia 28 de janeiro, assim como o período de matrícula, de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *