EnemNoticias

Confira materiais online para se preparar para o Enem 2019

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2019, serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.727 municípios brasileiros. Cerca de 5,1 milhões de pessoas farão o exame.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e podendo ser beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Como se preparar para o Enem 2019?

Videoaulas, podcasts e resumos online são alguns dos recursos digitais que podem ajudar os estudantes a revisarem o conteúdo na reta final para o Enem 2019. No entanto, é preciso sempre verificar se são materiais confiáveis.

Publicidade

Os materiais online permitem ao estudante assistir o conteúdo na hora que quiser, e quantas vezes desejar. Além disso, permite ao estudante escolher qual o professor que lhe transmite as informações de forma mais clara, que facilite o aprendizado.

São muitas as opções disponíveis na internet, sejam elas gratuitas ou pagas, e de diferentes formatos: vídeo, áudio ou mesmo textos. Com esses materiais os estudantes podem assistir mais de uma vez, pausar, fazer anotações, acelerar, voltar, e isso facilita o aprendizado. É importante ter uma visão crítica se os materiais estão atualizados, se a plataforma que está ofertando o conteúdo é confiável.

Publicidade

Um cuidado apontado por especialistas é que precisa haver um planejamento, caso contrário, o estudante acaba se perdendo em tantos conteúdos. É preciso avançar, ter uma rotina de estudos clara. E além disso, é importante verificar se está de fato havendo aprendizado. Para isso, a recomendação é resolver questões, muitas questões. Aprendemos quando temos dúvidas, quando erramos. As provas do Enem também são uma ótima preparação, pois estão disponíveis para resolução.

Como estudar online gratuitamente?

Algumas recomendações gratuitas são o Youtube Edu, plataforma criada em parceria pela Fundação Lemann e o Google, que reúne conteúdos educacionais em português, e a Hora do Enem, da TV Escola.

E se você quer se preparar para o curso de Medicina, que é um dos cursos mais concorridos do país, é importante se dedicar muito no conteúdo de biologia. Muitas faculdades ainda aplicam seus próprios vestibulares, e compreender bem essa disciplina já é sair na frente do concorrente. Nós recomendamos o portal Biologia Resolvida nessa preparação, pois possuem muitas questões e provas de vestibulares de biologia resolvidas e comentadas.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *