EnemNoticias

Reaplicação do Enem 2023: veja como solicitar de 13 a 17 de novembro

Os candidatos que enfrentaram dificuldades no Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) têm uma nova oportunidade que é a reaplicação das provas.

Os estudantes que tiveram problemas logísticos, foram afetados por doenças infectocontagiosas ou estavam a mais de 30 quilômetros de distância de sua residência informada na inscrição poderão solicitar a reaplicação das provas entre os dias 13 e 17 de novembro, diretamente na Página do Participante do Enem 2023.

Data da Reaplicação do Enem

As provas de reaplicação do Enem 2023 serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro. O Ministério da Educação enfatiza que essa chance também se estende aos candidatos que não conseguiram comparecer ao exame devido à alocação em locais de prova muito distantes de suas casas.

Publicidade

Problemas logísticos

Diversos problemas logísticos justificam a possibilidade de reaplicação, incluindo comprometimento da infraestrutura devido a desastres naturais, falta de fornecimento de energia elétrica no local de prova (quando isso afeta a visibilidade do exame), falha nos dispositivos eletrônicos fornecidos aos participantes ou erro no procedimento de aplicação da prova, desde que cause prejuízo comprovado ao candidato.

Doenças infectocontagiosas

No caso de doenças infectocontagiosas, a lista abrange condições como a covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Publicidade

Para garantir a reaplicação com base em doenças infectocontagiosas, os candidatos devem apresentar documentos comprobatórios que serão analisados individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nos casos de problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações conforme as circunstâncias registradas.

Como solicitar a Reaplicação do Enem?

A solicitação de reaplicação deve ser realizada na Página do Participante, onde o candidato deverá apresentar um documento comprobatório da necessidade. É importante ressaltar que após o envio do pedido, os dados não poderão ser alterados.

Esta é uma excelente oportunidade para que candidatos que enfrentaram adversidades no dia do Enem tenham uma segunda chance de mostrar seu potencial e conquistar seu lugar nas instituições de ensino superior. Não deixe de aproveitar essa oportunidade e garantir o seu ingresso no ensino superior.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *