EnemNoticias

10 principais temas de redação que podem ser cobrados no Enem 2019

Veja os 10 principais temas de redação que podem ser cobrados no Enem 2019, que terá a participação de mais de cinco milhões de candidatos.

O Enem 2019 será um exame mais técnico e objetivo de acordo com o Ministro da Educação e não terá questões que abordem ideologias, portanto o objetivo do Exame será selecionar os melhores candidatos para ingresso nas Universidades Públicas, que utilizam o Sisu para selecionar seus ingressantes.

Veja abaixo os 10 possíveis temas de redação do Enem 2019

1- Avanço e o combate à depressão

De acordo com as últimas pesquisas da OMS o Brasil está entre os dez países com maior taxa de suicídio no mundo, além de caminhar contra a tendência mundial de redução desses números. Nos últimos dez anos, o número de pessoas diagnosticadas com depressão no país cresceu 18,4%. A redação pode pedir que o candidato disserte a respeito das causas do avanço da depressão e apresente propostas de políticas públicas para o combate à doença considerada mal do século.

Publicidade

2- A Crise Hídrica e Escassez de Água

O País enfrenta desde 2014 um grave problema de escassez de água. Para falar sobre a crise hídrica, o candidato deverá abordar as causas e as consequências desse problema, a importância da água; além de mostrar, na proposta de intervenção, como o desperdício de água afeta o planeta.

3- Obesidade no Brasil

Assim como a depressão, a obesidade também é um problema de saúde pública em evidência no Brasil; além de atingir aproximadamente 20% da população. Um recorte do tema pode ser a obesidade entre crianças, também relacionada à desnutrição ou ainda a forma errônea de alimentação.

Publicidade

4- Bullying e violência nas escolas brasileiras

A violência nas escolas pode ser abordada na prova do Enem, tanto pelo viés do “bullying”; quanto pela agressão de professores, o que tem gerado grande registro desses casos e o espaço que ganharam na mídia. O desafio para o candidato é apresentar soluções equilibradas, efetivas e que envolvam o diálogo com a comunidade escolar.

5- Epidemias e volta de doenças erradicadas

O ano de 2019 foi marcado pelo ressurgimento no Brasil de doenças que eram consideradas erradicadas, como o sarampo. Por se tratar de um tema de saúde pública, ele é bem cotado para a prova; além de envolver debates de cunho social, principalmente o do movimento antivacina.

6- Controle parental na internet

As famílias brasileiras estão diante de grandes desafios no que diz respeito à educação para mídia e tecnologias. A disseminação do uso da internet entre crianças e adolescentes pode ser tema da redação em 2019; com a proposição de um debate sobre o papel dos pais e do governo como mediadores.

7-Desafios da mobilidade urbana brasileira

Os centros urbanos brasileiros estão em constante inchaço, acompanhados por um número crescente de veículos individuais. Em 2004 havia 7, 4 habitantes para cada carro; mas após dez anos, essa proporção foi para 4 habitantes para cada carro. O transporte público, por outro lado, enfrenta problemas com obras paralisadas e pouco planejamento e investimento. O candidato, de acordo com tal cenário, deve apresentar soluções efetivas para os grandes problemas de mobilidade urbana, que envolvem pensar não só o transporte, mas a organização espacial das cidades.

8- Evasão escolar

O Brasil possui a terceira maior taxa de evasão escolar do mundo, que totaliza 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. A redação do Enem pode pedir para que o candidato disserte sobre o perfil dos estudantes que evadem e seus possíveis motivos; além da apresentação de soluções para o problema.

9- Consumo e sustentabilidade

Tal tema está em alta,  pautado constantemente pelos meios de comunicação, e tal questão de consumo sustentável pode aparecer na redação do Enem 2019. É fundamental que o participante disserte sobre o bom uso das matérias-primas, sem excesso e sem desperdício; de forma a abordar o consumo consciente e a preocupação com a sustentabilidade na proposta de intervenção.

10- Habilidades socioemocionais nas escolas

A (BNCC) Base Nacional Comum Curricular, trouxe como uma das propostas a implementação de disciplinas que desenvolvam, desde cedo, as habilidades socioemocionais dos estudantes; pois tais habilidades envolvem a capacidade de se relacionar com pessoas, lidar com emoções e resolver conflitos; sendo muito importante no tocante ao mercado de trabalho.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *