EnemNoticias

Veja dicas para se preparar para o Enem 2020

Como já muito esperado para todo final de ano, está chegando o dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2020. Porém, em função da pandemia do Covid-19, o exame nacional desse ano foi adiado para 2021.

As provas impressas serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Porém, esse ano terá novidades: o governo deseja implementar em todo o Brasil até 2026 a prova feita de maneira digital. Na edição 2020, essas provas serão aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Temas para prova de Redação

Todo ano, o que mais preocupa os estudantes com relação ao exame é a redação. Mas você sabia que todo ano o MEC e o Inep soltam alguns “spoilers” com relação ao possível tema da redação?

Publicidade

Por exemplo, em 2018 o Inep algumas semanas antes da prova em seu instagram postou algumas dicas para ajudar os estudantes a evitarem tirar zero na redação e havia no post o aviso de “contém spoiler” e foi feito o uso estranho da palavra “desconectados”. O que com certeza chamou a atenção de muitas pessoas.

E no ano passado o MEC soltou uma notícia falando que havia firmado uma parceria com a (Fundaj) para incentivar que as salas de cinemas fossem mais inclusivas com relação a surdos, cegos e autistas.

Publicidade

Já para o ano de 2020 quais são as possibilidades? Será que já chegou a acontecer algo parecido? Bem, no dia 22 de setembro o Inep postou em seu instagram oficial um post falando sobre o “setembro amarelo” e a prevenção ao suicídio. Será que podem estar relacionados ao tema da redação do Enem 2020? É importante ler a respeito para não ser pego de surpreso no dia da prova.

Embora alguns especialistas no exame informem que é pouco provável, outros professores acreditam que possa aparecer no exame temas relacionados a saúde mental ou então falando sobre a importância do SUS, principalmente por estarmos em um ano que o sistema de saúde público foi tão utilizado.

Ainda há outros temas possíveis com relação a esses possíveis spoilers que o Inep tem dado aos estudantes: um deles é com relação ao projeto “conta pra mim”, que está sendo desenvolvido juntamente com o MEC e com relação a pandemia é possível que caia temas relacionados com evasão escolar ou então a alfabetização infantil.

Plataforma para correção gratuita de redações

Essa é uma excelente dica para você que não possui como pagar um cursinho ou então, está fazendo várias redações para no dia da prova tirar a nota máxima, a plataforma do Lá Vem o Enem, disponibiliza para você estudante alguns temas para que possa estar fazendo o teste.

E agora a plataforma já está recebendo o segundo tema de texto, “A importância da educação para as transformações sociais.” Diversos professores fazem a avaliação dos textos de forma gratuita.

Já está em aberto também o terceiro tema para aqueles que desejarem, o tema disponibilizado pela plataforma será “Os desafios para combater a influência negativa dos jogos virtuais na vida dos jovens brasileiros”.

Mas como o estudante pode enviar a redação se deve ser feita escrita? A plataforma disponibiliza as seguintes opções, o estudante pode escanear a redação ou então tirar uma foto que deixe legível o seu texto, para aqueles que desejarem é possível redigir o texto em folha pautada, do tamanho padrão A4.

O que fazer se eu tiver com covid-19 no dia do Enem?

Pode acontecer de no dia da prova do Enem você estar com o coronavirus, mas o que fazer se isso vier a acontecer? Se você se encaixar nesse grupo, fique tranquilo, pois, já foi criada a solução para esse possível problema e todo mundo vai conseguir fazer a prova.

Para aqueles que estiverem com covid-19 durante o dia do exame do covid-19 haverá a possibilidade de remarcar sua prova, o participante poderá enviar o diagnostico por meio da página e pedindo a reaplicação da prova.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *